20 de out. de 2010

Petit Nicolas faz 50 anos


O menino Nicolau, rapaz irrequieto e distraído nasceu há 50 anos fruto da imaginação dos autores franceses Sempé e Goscinny.
Esta personagem apareceu pela primeira vez em 1956 numa tira de banda desenhada num jornal belga com desenho de Sempé e história de Agostini, um pseudónimo de René Goscinny. A sua primeira história foi publicada em 1959 na revista Pilote e o primeiro livro surgiu em 1960.
Sempé (desenho) e Goscinny (argumento) colocaram nestas histórias um pouco das suas infâncias e tentaram sempre colocar-se no papel de uma criança, contando aventuras na perspectiva de quem é pequeno, sonhador, sem responsabilidades e que não compreende as atitudes dos adultos.
Em Portugal, estão publicados, entre outros, os volumes "O menino Nicolau", "As férias do menino Nicolau", "As Aventuras do menino Nicolau" e "Eu sou o maior".
Neste contexto, com o intuito de promover a leitura e desenvolver competências, os grupos disciplinares de Língua Francesa, Língua Portuguesa e Teatro em conjunto com a Biblioteca Escolar estão a promover várias actividades de articulação curricular nomeadamente, sessões de leitura, dramatizações e mostra de livros.

Em Setembro de 2009 estreou nos cinemas franceses a adaptação cinematográfica "Le petit Nicolas", de Laurent Tirard. No domingo passado, os alunos do 7.º ano, foram assistir a uma sessão no Fórum Romeu Correia, em Almada, acompanhados pelas professoras Teresa Lopes, Vanda Barreiras, Fátima Valente e Valentina Pereira.
Na Biblioteca Escolar está patente uma pequena exposição subordinada à temática.
A Equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário