6 de out. de 2010

Comemorações do Centenário da República

Passaram 100 anos desde que a República foi proclamada nos concelhos de Almada e Seixal, no dia 4 de Outubro de 1910.
Hoje recriou-se o acontecimento na nossa Escola.
Neste contexto, a República foi proclamada da janela da Biblioteca Escolar. O discurso do Dr. José Relvas, proferido pelos alunos da turma 6º H, fez-se ouvir junto da população escolar, que entusiasmada, assistia ao acontecimento:
«O Governo da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a República para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos. E porque a República para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da Armada que não tomaram parte no Movimento se apresentem no Quartel - general a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo Regime.
Viva a República!
Viva a República!»
Seguidamente, os alunos das turmas 6º C e G, sob direcção da professora Guilhermina Branco, entoaram “A Portuguesa”, tendo sido acompanhados pela assistência.
Este dia ficou marcado para a posteridade através plantação da “Árvore do Centenário”, actividade dinamizada pela professora Rosa Henriques e pelos alunos do 6º H. Foi plantada uma “Eugénia” cujas raízes crescerão firmes e profundas como se pretende que a República se mantenha de modo a embelezar a nossa escola com as suas flores e frutos.
Na Biblioteca Escolar podemos ainda explorar uma exposição em que as imagens e os livros relativos à época nos fazem recuar no tempo e compreender os acontecimentos ocorridos.
Para completar a descoberta deste período da nossa História está patente, no átrio adjacente à Biblioteca Escolar, até ao dia 12 de Outubro, uma exposição organizada pela área curricular disciplinar de História e Geografia de Portugal.

A Equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário