21 de abr. de 2010

Escritor Augusto Carlos - O homem que faz perguntas à vida

Na quinta-feira, dia 15 de Março, a nossa Biblioteca Escolar teve a honra de receber o escritor Augusto Carlos, que esteve a conversar com alunos das turmas de 6º ano. Anteriormente, estes estudaram a obra O flamingo da asa quebrada, pelo que já tinham tido contacto com a sua escrita envolvente. Nesse encontro, depararam-se com um homem fascinante, excelente contador de histórias, que respondeu com simpatia a todas as perguntas que os alunos traziam. O escritor louvou a plateia, referindo que estava muito satisfeito por estar perante jovens tão curiosos e que tinham preparado tão bem este encontro.
Os trabalhos dos alunos do 6º ano foram muito elogiados, assim como as aguarelas elaboradas pela turma do 8ªA, de temática africana (máscaras e paisagens), remetendo para as origens deste escritor: Moçambique.
Todas as suas palavras foram marcantes, destacando-se a explicação sobre a razão pela qual escreveu o livro O flamingo da asa quebrada. Segundo ele, terá contactado com uma ave destas quando esteve hospedado num hotel da República Dominicana. Teve pena de ver o bicho sozinho, sem companheiros, tratando-se de uma ave que gosta de andar em bando. A partir daí, o bicho nunca mais “largou” os seus pensamentos; “levantava-se e deitava-se” com ele, até ao dia em que o colocou no papel.
Sobre o seu “segredo” para escrever, disse que é tarefa fácil. Basta ter uma caneta e um papel ou um computador. Depois é só estar atento, viajar e estar constantemente a fazer perguntas à vida e procurar as respostas. Fica feliz quando obtém uma resposta, mas as perguntas nunca cessam.
Adorámos conhecê-lo. Ficamos à espera das próximas “respostas” da vida!
A Equipa da Biblioteca Escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário