28 de nov. de 2011

Descobertas e Invenções … que mudaram o Mundo!


Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, a nossa escola associou-se às iniciativas da Ciência Viva,  lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento. Durante esta semana, celebrou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho.
A nossa escola comemorou o evento com a exposição de trabalhos de alunos do 8º ano no âmbito do tema “Descobertas e Invenções que mudaram o Mundo”. Cada aluno seleccionou uma descoberta ou invenção, e elaborou um pequeno painel sobre a mesma, identificando a invenção/descoberta, quem a inventou/descobriu, onde e quando, com um pequeno texto em que descreve a descoberta/invenção, uma ou mais imagens e as razões porque mudou o Mundo.
Entre as descobertas/invenções incluem-se, por exemplo, a estrutura do ADN, as leis do movimento, a lei da gravitação universal, o modelo heliocêntrico, o telescópio, o microscópio, a electricidade, a pólvora, as vacinas, o computador, a máquina a vapor, o avião, e outras mais banais, do nosso dia a dia, como os óculos, a lâmpada, o código de barras, o telefone, os ténis, o telemóvel, o lego, a internet, o Facebook, etc.
E muitas mais invenções e descobertas mudaram o Mundo e fizeram dele o que hoje conhecemos, sem as quais não conseguimos sequer imaginá-lo…
Para além de divulgar a ciência e promover a cultura científica, esta exposição revela as escolhas dos alunos. Revela um pouco sobre quais as invenções que consideram mais importantes no “seu mundo”. Não será talvez por acaso que vários escolheram o telemóvel, o computador ou o iphone como invenções de eleição…

Nenhum comentário:

Postar um comentário