28 de nov. de 2011

Prémio EDP











A Escola Básica Vale de Milhaços foi distinguida na 8ª edição do Prémio EDP – Energia Eléctrica e Ambiente, com uma Menção Honrosa na categoria de Serviços, um dos sete prémios atribuídos, numa edição que contou com 213 candidaturas, distribuídas pelas áreas da indústria e dos serviços. Na área dos serviços, onde a nossa escola se inclui, o vencedor foi a IKEA-Portugal, Loja de Loures.
A cerimónia de entrega dos Prémios EDP decorreu dia 22 de novembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da EDP, António Mexia. Estiveram presentes, em representação da escola, o Director Orlando Fragata e os professores responsáveis pelo projecto: Helena Lança, Isabel Martins e Ricardo Maurício.
Esta iniciativa, organizada pela EDP desde 1990, visa distinguir e notabilizar iniciativas no âmbito de eficiência da energia eléctrica e da qualidade ambiental.
A atribuição do prémio à escola traduz o reconhecimento do Júri do concurso relativamente ao impacto ambiental e social de diversos projectos no âmbito da sensibilização e optimização energética, destacando, nomeadamente, o mérito exemplar pela clara demonstração na alteração de comportamentos na comunidade, no respeito pelos valores do ambiente.
Esta distinção, reflecte também o esforço pela incorporação da educação ambiental no âmbito do Projecto Educativo, aliando as actividades curriculares ao desenvolvimento integral dos alunos, como cidadãos participativos e conscientes de que as acções individuais e locais podem ter resultados globais a nível da sustentabilidade ambiental. 
Um agradecimento a todos os elementos da comunidade educativa que contribuem, com as suas acções, para uma Escola mais Sustentável, para um Mundo melhor.

Descobertas e Invenções … que mudaram o Mundo!


Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, a nossa escola associou-se às iniciativas da Ciência Viva,  lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento. Durante esta semana, celebrou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho.
A nossa escola comemorou o evento com a exposição de trabalhos de alunos do 8º ano no âmbito do tema “Descobertas e Invenções que mudaram o Mundo”. Cada aluno seleccionou uma descoberta ou invenção, e elaborou um pequeno painel sobre a mesma, identificando a invenção/descoberta, quem a inventou/descobriu, onde e quando, com um pequeno texto em que descreve a descoberta/invenção, uma ou mais imagens e as razões porque mudou o Mundo.
Entre as descobertas/invenções incluem-se, por exemplo, a estrutura do ADN, as leis do movimento, a lei da gravitação universal, o modelo heliocêntrico, o telescópio, o microscópio, a electricidade, a pólvora, as vacinas, o computador, a máquina a vapor, o avião, e outras mais banais, do nosso dia a dia, como os óculos, a lâmpada, o código de barras, o telefone, os ténis, o telemóvel, o lego, a internet, o Facebook, etc.
E muitas mais invenções e descobertas mudaram o Mundo e fizeram dele o que hoje conhecemos, sem as quais não conseguimos sequer imaginá-lo…
Para além de divulgar a ciência e promover a cultura científica, esta exposição revela as escolhas dos alunos. Revela um pouco sobre quais as invenções que consideram mais importantes no “seu mundo”. Não será talvez por acaso que vários escolheram o telemóvel, o computador ou o iphone como invenções de eleição…

Projeto Quioto na Escola EBVM





A Escola Básica Vale de Milhaços participa pelo 3º ano consecutivo no Projeto “Quioto nas Escolas”, em parceria com a autarquia e a AMESEIXAL– Agência Municipal de Energia do Seixal, reforçando assim o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável local e a qualidade de vida dos cidadãos. Este projecto é coordenado, a nível da escola, pela professora Isabel Martins e integra-se no Plano de Acção do Projecto Eco-Escola, sendo realizado com a turma B do nono ano de escolaridade.
O projeto “Quioto nas Escolas” tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a redução de emissões de CO2, implementando medidas direcionadas para uma gestão mais eficiente dos recursos.
O primeiro ano do projeto foi dedicado às temáticas Água, Resíduos e Energia e no segundo ano trabalhou-se a temática da mobilidade sustentável. Esta 3.ª edição do projeto “Quioto nas Escolas” base abordar e desenvolver em parceria com uma escola de 1ºciclo do Agrupamento os Compromissos de Aalborg e o pacto de Autarcas.
No passado, dia 4 de novembro, foi promovido na nossa  escola uma sessão de esclarecimento onde esteve presente o professor Paulo Guerra dos Santos, responsável pelos projetos “100 Dias de Bicicleta em Portugal” e e “Ecovias de Portugal” e os irmãos Nélson e Sérgio Rosado, do grupo musical Anjos, que participaram no projecto Titan Desert - "Pedalar no deserto por uma causa maior",  uma das provas de BTT mais duras do mundo, em maio deste ano, com o objetivo de ajudar a Associação Acreditar

A nossa escola acredita no valor deste projeto e espera que este ano o volte a demonstrar com um bom trabalho.

24 de nov. de 2011

Estação do Livro 2011




A "Estação do Livro", atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal e por todas as bibliotecas escolares do concelho pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, decorreu este ano entre 14 e 25 de novembro.
O tema anual da Biblioteca Municipal do Seixal "Origens" foi o ponto de partida para as atividades que envolveram professores e alunos.
Neste âmbito, tiveram lugar na EBVM várias iniciativas de animação e promoção da leitura, nomeadamente:
- Feira do Livro - Ao longo da semana os alunos manusearam e adquiriram livros - dinamizador Equipa da BE e Eurolivros;
- Pés de Lata - Workshop de Música - dinamizador Luís Macedo;
Leituras Animadas - Leitura e exploração de textos - Projeto Ficções;
- Museu das Histórias imaginárias - Construção de um filme de animação num museu imaginário - dinamizadora Ângela Ribeiro.
Os alunos do 6.º C assistiram à peça de teatro, "Eu Afonso Henriques Rei de Portugal", dinamizado pela EB 2/3 Pedro Eanes Lobato.
Na próxima segunda feira, dia 28 de novembro, os alunos do 6.ºI e 6.º J irão apresentar a ópera ligeira "Nos castelos de D. Afonso Henriques", no clube recreativo do Alto do Moinho,  aos colegas das escolas EB1/JI do Alto do Moinho, EB1 de Corroios, EB1 D. Nuno Álvares Pereira, EB1/JI do Miratejo e EB1 Quinta de S. Nicolau. Esta atividade será dinamizada pelos professores Guilhermina Branco e José Manuel Coelho.
Obrigada a todos aqueles que contribuíram para o sucesso destas iniciativas!
A Equipa da BE

3 de nov. de 2011

Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar





Durante o mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Equipa da Biblioteca Escolar lançou novamente aos alunos, o desafio Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”.
Neste contexto, a Equipa da BE congratula-se com o facto dos discentes terem aderido entusiasticamente à actividade.Foram muitas as frases criativas que foram colocadas na Caixa de Correio da BE.
Seguidamente, tal como prometido, publicamos as frases premiadas:
1.º prémio
“A Biblioteca é onde a imaginação vem ao de cima. Podes acreditar em qualquer coisa, pois tudo pode ser possível.”
Mariana Marques, nº 18, 7º C
2.º prémio
“A Biblioteca é ujm lugar onde se pode sonhar com vampiros, feiticeiros ... É um lugar onde podes imaginar lendo apenas um livro."
Magda Farinho, nº 15, 7º C
3.º prémio em exquo
"A Biblioteca é como o cantinho dos livros, podemos ler, aprender e conviver."
Matilde Silva, nº 20, 6º H
"Eu gosto de usar a Biblioteca porque tenho um sítio para estudar e pessoas que me ajudam."
David Guerreiro, n.º6, 5.º L
Os alunos vencedores receberam um livro e um marcador. PARABÉNS aos vencedores e o nosso obrigado a todos os participantes!                        A Professora Bibliotecária