6 de dez. de 2010

Dia Mundial dos Direitos Humanos

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. "
Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos


No dia 10 de Dezembro, celebra-se a adopção em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios.
As comemorações desta efeméride na EBVM tiveram por base um projecto de articulação curricular que abrangeu as disciplinas de Geografia e Língua Inglesa e das áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Formação Cívica envolvendo os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Neste contexto, os discentes produziram trabalhos em forma de desdobráveis sobre a diversidade cultural no mundo, reproduziram artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e produziram biografias de grandes humanistas.
Estes trabalhos estão patentes numa exposição na Biblioteca Escolar.
A Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa através da produção e oferta de marcadores de livros alusivos à temática.
A Equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário