18 de jan. de 2012

Os 65 anos Lucky Luke

Depois de Tintim e de Astérix, Lucky Luke é a série de  BD mais popular no panorama europeu tendo feito o seu herói 65 anos no ano passado. 
cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, herói mítico do Oeste Selvagem, enfrenta nas suas aventuras o crime e a injustiça. Tem como grandes companheiros o seu cavalo Jolly Jumper - O cavalo mais esperto do mundo” e Rantanplan - “O cão mais estúpido do universo”. Os irmãos Dalton, Joe, Jack, William e Averell são os inimigos recorrentes de Luky Luke. Estes personagens pouco devem à inteligência mas proporcionam momentos hilariantes.
Os álbuns da série foram ilustrados pelo belga Morris aliás, Maurice de Bévère, em 1946 (1923-2001). O guião das primeiras edições da série é da autoria de René Goscinny (1926-1977), famoso criador de Asterix. Após a morte de Goscinny, foram vários os autores que desempenharam a tarefa de criar guiões para os novos álbuns.
Em muitos das suas aventuras, Lucky Luke encontra-se com heróis reais do Velho Oeste como Calamity Jane, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean.
Neste contexto, a Biblioteca Escolar apresenta uma pequena exposição temática e uma Mini-Feira do Livro de BD no âmbito do projecto de articulação curricular com as disciplinas de Língua Portuguesa e de Língua Francesa.
Visita-nos.
A Equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário