26 de abr. de 2011

A nossa escola representada em Lyon, França

Sabiam que a nossa escola anda pelas bocas do mundo?
Depois do projecto Comenius, dirigido pela prof.ª Elisabete Luz, em que fomos falados e visitados por alunos e professores de países como a Roménia, Itália e Turquia, foi a vez de a nossa escola e os seus projectos serem representados na cidade francesa sede do Olympique Lyonnais.
Desta vez, a prof.ª Teresa Lopes, num outro projecto Comenius, deu a conhecer a outros professores de Francês vindos da Dinamarca, da Escócia, de Inglaterra e, claro, de França, vários dos projectos interdisciplinares que se têm desenvolvido nos últimos anos com a participação da Biblioteca Escolar e de disciplinas como Língua Portuguesa, Língua Francesa, Educação Visual, História, Teatro e Educação Musical.
Assim, foram lá dados como exemplos de boas práticas a comemoração dos 50 anos de Astérix, a leitura e adaptação de Le Petit Nicolas/ O Menino Nicolau e as comemorações de Natal em várias línguas.
Destes projectos, o que mais impressionou foi Astérix faz 50 anos, de tal maneira que inspirou professores desses outros países para desenvolverem ideias semelhantes com os seus alunos; também foi elogiada a ideia da adaptação de episódios do Petit Nicolas para teatro assim como a colaboração de professores vindos de tantas áreas disciplinares diferentes.
Obrigada aos alunos e professores que têm dado significado à articulação de saberes!

Um comentário:

  1. Parabéns!
    Foi o reconhecimento meritório, do bom trabalho colaborativo e da articulação curricular que se vem desenvolvendo nesta escola com a biblioteca escolar.
    Há que continuar, estão no bom caminho...

    ResponderExcluir