13 de out. de 2009

A Nossa Escola já é uma Eco-Escola!


Conquistámos o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas e o
1º lugar no Concurso Nacional do Poster Eco-Código

No dia 29 de Setembro, as Professoras Lourdes Mendonça, Vanda Barreiras e Helena Lança deslocaram-se a Santa Maria da Feira para participar no “Dia das Bandeiras Verdes”, para a cerimónia de entrega do Galardão Eco-Escolas 2008/2009, em representação da nossa escola. Foram acompanhadas pela professora Fernanda Franco, da Escola Básica do 1.º Ciclo N.º 1 de Corroios, que pertence ao nosso Agrupamento, e onde os alunos também desenvolveram projectos no âmbito do Eco-Escolas, tendo recebido o mesmo galardão.
O Eco-Escolas é um Programa Internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental. Para a nossa escola, que participou pela primeira vez, a atribuição deste galardão constituiu o reconhecimento do trabalho e empenho dos muitos elementos da comunidade educativa que dinamizaram e se envolveram em muitas e diversificadas actividades nesta área e que, no conjunto, constituíram o nosso Projecto Eco-Escola.
No Dia das Bandeiras Verdes, durante a manhã, foi possível apreciar os diversos ateliês promovidos por várias escolas, recolher informações sobre o que se faz noutras escolas e sobre os projectos e concursos que irão decorrer ao longo deste ano lectivo, desfrutar das actividades e da animação geral proporcionadas pelo espaço e por todos os representantes das muitas escolas presentes no evento. Decorreu ainda uma conferência de imprensa, com a participação de diversas entidades e a entrega de vários prémios.
À tarde, algumas escolas apresentaram um espectáculo, com actividades ligadas ao ambiente e, finalmente, chegou o momento mais aguardado: a entrega dos Prémios do Concurso Nacional do Poster Eco-Código e do Galardão, a Bandeira Verde Eco-Escolas. Foi com orgulho que vimos o Poster da nossa escola conquistar o 1.º Lugar entre os mais de 500 posters a concurso, impresso e distribuído aos muitos participantes deste evento e a ser levado para as escolas de todo o país.
Este ano lectivo 2009/2010, a nossa escola tem uma responsabilidade acrescida e será necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar no Projecto Eco-Escolas. Pretende-se continuar a implementar o Projecto e que este seja um valioso contributo para o desenvolvimento da capacidade de agir e de intervir no sentido de melhorar o ambiente, em todos os elementos da comunidade educativa. Os temas deste ano são “Alterações Climáticas”, “Biodiversidade” e “Florestas”, para além dos temas base, “Água”, “Resíduos” e “Energia”, e de outros temas opcionais.
Receber a Bandeira Verde “é simultaneamente um prémio e um compromisso que a escola assume, na continuidade de um trabalho no sentido do desenvolvimento sustentável.”
Queremos conquistar a 2ª Bandeira Verde! Queremos continuar a ser uma Eco-Escola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário