26 de abr de 2013

Atividade "Na onda Eu..."

Vê o filme... e aceita o desafio...


Participa  ... na Biblioteca Escolar

24 de abr de 2013

I Concurso de Dança da EBVM



Hoje, dia 24 de abril, teve lugar na Sala do Aluno o “I Concurso do Dança da EBVM”, atividade dinamizada pelos grupos disciplinares de Educação Física.
As alunas corresponderam ao desafio que lhes foi lançado pelos professores e oito grupos de jovens inscreveram-se na atividade.
O público marcou a sua presença de forma efusiva aplaudindo os esquemas apresentados pelas concorrentes.
A tarefa do júri não foi fácil devido à qualidade das participantes.
Resultados:
2.º lugar (com 22 pontos em exquo)  
- “Trio maravilha” – Grupo constituído pelas alunas Madalena Rega, Rita Alexandra e Mafalda Monteiro do 5.º F;
- “Summer taste” – Grupo constituído pelas alunas Daniela Mata, Inês Silva e Sílvia Ozarinschi do 5.º N.
1.º lugar (com 25 pontos)  
- “Dancers” – Grupo constituído pelas alunas Catarina Antunes, Lília Martins e Mariana Colaço do 5.º O.
As vencedoras irão representar a nossa escola no festival de dança da Torre da Marinha.
Parabéns à organização do evento, a todas as participantes e um ViVa especial às nossas campeãs.
A Equipa da BE

23 de abr de 2013

23 de Abril - Dia Mundial do Livro e dos direitos de Autor








A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data, instituída pela UNESCO, visa enaltecer a importância dos livros e dos seus criadores, sendo assinalada, através de inúmeras iniciativas, em escolas, bibliotecas, livrarias e outras entidades.
As bibliotecas escolares marcam, naturalmente, uma presença muito especial nestes festejos, derivada do seu papel particular na formação de leitores e promoção de hábitos de leitura junto dos mais jovens.
Na Sociedade da Informação e do Conhecimento em que vivemos é fundamental saber ler bem, o que exige não apenas a aprendizagem formal da leitura mas, também, uma prática e treino constantes para poderem ser atingidos patamares mais elevados de reflexão e compreensão, de expressão e comunicação e de acesso a textos e registos escritos cada vez mais complexos e variados.
Saber ler bem... para saber lidar criticamente com o mundo de informação que nos rodeia, condição essencial para que as crianças se tornem cidadãos livres, conscientes, intervenientes e bem-sucedidos ao longo da vida;
Saber ler bem... porque a leitura constitui o mais poderoso instrumento de aprendizagem escolar, qualificação e sucesso educativo, constituindo-se como base transversal para o acesso ao conhecimento das humanidades, das ciências, da matemática, das línguas,... e do mundo em geral;
Saber ler bem... porque a leitura constitui um bem cultural de divertimento e de prazer, ajudando a desenvolver a imaginação, a criatividade, a autoconfiança, o afeto, a autonomia, a compreensão do outro e de si mesmo.
Estas dimensões da leitura são tanto mais importantes nos nossos dias, se tivermos em consideração que novos modelos de leitura emergiram e que o livro já não vive apenas no suporte impresso, tornando mais relevante ainda esta chamada de atenção para o valor dos livros e da leitura, qualquer que seja o seu suporte e formato.
Como diz a mensagem da Directora-Geral da UNESCO, Os livros são nossos aliados na disseminação da educação, da ciência, da cultura e da informação pelo mundo.
Rede de Bibliotecas Escolares

10 de abr de 2013

"Direitos por Direito"


Entre 8 de 19 de abril decorrem, na Biblioteca Escolar, sessões de informação sobre a temática dos direitos da criança. 
Estas sessões são fruto de uma parceria entre as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas e o Instituto de Apoio à Criança. 
Os alunos do sétimo ano de escolaridade têm participado forma empenhada nas atividades propostas pela dinamizadora Dr.ª Cláudia Outeiro que visam contribuir para o desenvolvimento integral da criança e consciencializar para a defesa e promoção dos seus direitos.

A Equipa da BE



4 de abr de 2013

Entrega de prémios OCSH


Ontem, dia 3 de abril teve lugar na BE a entrega de prémios das diferentes provas das Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas.
Mais uma vez os nossos parabéns a todos os intervenientes.
A Equipa da BE

18 de mar de 2013

Desejos de uma Páscoa Feliz

A equipa da BE deseja a todos os seus "companheiros de aventura" uma excelente

Na passada sexta-feira, dia 15 de março, realizaram-se na Biblioteca Escolar, as "III Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas". 
Na disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos das diferentes turmas dos 5.º e 6.º anos de escolaridade, testaram as suas competências a pares, através da realização de uma prova de pesquisa de informação em livros da BE e da concretização de exercícios interativos, criados pelos docentes, sobre as temáticas estudadas.
No âmbito das disciplinas de Geografia e de História, os discentes selecionados para representarem as turmas do 7.º e 8.º anos de escolaridade, realizaram individualmente, um conjunto de provas concebidas pelos professores com recurso ao programa informático Hotpotatoes.

Os "escolhidos" estão de parabéns pela forma digna como representaram as suas turmas.
Os nosso reconhecimento aos organizadores da atividade pelo dinamismo da mesma, que de forma leve e descontraída, permitiu que os alunos testassem/ consolidassem os seus conhecimentos sobre as diferentes áreas do saber.
Divulgamos agora em primeira mão os resultados. Parabéns aos vencedores!

No dia 3 de abrilna Biblioteca Escolar, ao meio dia serão atribuídos os prémios aos alunos que tiverem ficado nos três primeiros lugares de cada prova.
Não faltes!
A Equipa da BE

14 de mar de 2013

III Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas

Hoje, dia 14 de março tiveram lugar, na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, as provas finais das Olimpíadas do Estudo de Meio/ vertente História de Portugal relativas às turmas do 4.º ano de escolaridade. 
Os alunos participaram com empenho na atividade. Foi um sucesso! 
Parabéns a todos!




Seguidamente apresentamos um resumo dos resultados da prova.

A Equipa da BE

8 de mar de 2013

28 de fev de 2013

Encontro com o ilustrador Hugo Teixeira


No dia 26 de fevereiro, os alunos do 7.º A, B, C e D receberam com entusiasmo, na Biblioteca Escolar, o ilustrador Hugo Teixeira. 
O autor começou por explicar o processo criativo da sua obra, “Mahou na origem da magia” desde os primeiros cadernos de esboço até à obra final. Os alunos ficaram deslumbrados com as imagens desenhadas e com o posterior tratamento destas no programa photoshop, quer ao nível da sua coloração, quer na produção dos fundos/ cenários envolventes.
Seguidamente, os discentes tiveram oportunidade de questionar o ilustrador sobre o seu percurso académico, a sua vida profissional e a sua obra. O ilustrador respondeu ao desafio e com as suas respostas motivou, ainda mais os alunos, para a leitura de livros de Banda Desenhada e para a aventura da ilustração de BD.
A Equipa da BE

21 de fev de 2013

Encontro com o ilustrador Hugo Teixeira

No próximo dia 26 de fevereiro o ilustrador Hugo Teixeira visita a nossa Biblioteca. 
Nesse dia terão lugar duas sessões de formação para os alunos do 7.º ano de escolaridade, uma de manhã pelas 10:15H para as turmas A e B e outra de tarde pelas 13:35H para as turmas D e E.
Neste contexto Hugo Teixeira fará uma apresentação sobre o desenrolar do processo criativo da ilustração em Banda Desenhada, desde o esboço até à obra publicada tendo por base a sua obra "Mahou na origem da magia".
Esta atividade de articulação curricular entre a Biblioteca Escolar a disciplina de Português visa aprofundar os conhecimentos dos alunos no âmbito da temática em estudo.


A Professora Bibliotecária

8 de fev de 2013

Recuperação e Vigilância de Aves Selvagens


Estamos a colaborar com o CERVAS* (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Aves Selvagens) participando nesta original campanha e contribuindo para a sua divulgação.

image

Queres também colaborar? Participa! Divulga! 
«Porque todos têm uma alma gémea, ajude-os na sua recuperação, apadrinhe um animal selvagem e contribua para a conservação.
Neste momento, os animais selvagens em recuperação no CERVAS, que podem ser apadrinhados, são os seguintes:
Com uma contribuição mínima de 15€ cada:
Mocho-galego (Athene noctua)
Mocho-d´-orelhas (Otus scops)
Coruja-das-torres (Tyto alba)
Coruja-do-mato (Strix aluco)
Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo)
Águia-calçada (Aquila pennata)
Tartaranhão-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus)
Milhafre-preto (Milvus migrans)
Peneireiro-comum (Falco tinnunculus)

Com uma contribuição mínima de 25€ cada:Bufo-real (Bubo bubo)
Açor (Accipiter gentilis)
                                                               Milhafre-real (Milvus milvus)
                                                               Grifo (Gyps fulvus)
                                                               Falcão-abelheiro (Pernis apivorus)
                                                               Corvo-marinho (Phalacrocorax carbo)
                                                               Garça-real (Ardea cinerea
                                              Para ficares a conhecer melhor as aves referidas consulta este site:
                                                                         Aves de Portugal
CERVAS- Centro de Ecologia, 

31 de jan de 2013



No dia 5 de Fevereiro (terça-feira) comemora-se o Dia da Internet Mais Segura.
Vamos envolver a nossa escola! Esta é a oportunidade perfeita para reforçar a importância da Segurança na Internet.
Este ano, o tema aglutinador é "Os Direitos e os Deveres na Internet" e o slogan "Liga-te, mas com respeitinho..."
Convidamos todos os membros da comunidade educativa a juntarem-se a esta iniciativa europeia desenvolvendo atividades que abranjam o maior número possível de participantes.
A Biblioteca Escolar apresenta uma pequena exposição sobre o tema e disponibiliza um dossier temático com recursos para serem trabalhados em contexto de sala de aula. 
Para mais informações acedam ao sítio http://www.seguranet.pt/semana2013.
Participem!
Esta é uma excelente oportunidade para introduzir ou reforçar o tema da Segurança na Internet.
A Professora Bibliotecária

14 de jan de 2013

Formação de Utilizadores - Docentes

A Equipa da BE informa que se encontram abertas as inscrições para Formação de Utilizadores - Docentes em plataforma Moodle. Este convite da BE estende-se aos professores de todas as escolas do Agrupamento. 
A formação decorrerá na Biblioteca Escolar da escola sede (EBVM) em duas sessões de 90 minutos cada. Serão formados grupos de trabalho consoante os horários pretendidos pelos docentes e o número de inscrições.
Os docentes interessados em frequentar esta formação devem fazer chegar o seu pedido através de mensagem para o mail da BE becrevm@gmail.com.

A Professora Bibliotecária
Valentina Pereira

17 de dez de 2012

A Equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os utilizadores deste serviço um ótimo Natal e um 2013 pleno de felicidade.

30 de nov de 2012

Feira dos Minerais


O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais convida toda a comunidade educativa a visitar a Feira dos Minerais.
Este evento decorre na Biblioteca Escolar entre 3 e 7 de Dezembro.
Aproveite e faça as suas compras de Natal!
O DMCE

29 de nov de 2012

Recordamos: Sessão de Informação sobre Bullying

A não esquecer...
Apareçam! Contamos convosco!
Sexta-feira 18:30H na Biblioteca Escolar!


A Equipa da BE

28 de nov de 2012

Cinema na BE


Até ao final do 1.º período, a equipa da Biblioteca disponibiliza aos seu utilizadores, às quartas-feiras, uma atividade lúdica, uma sessão de cinema, que ajuda a ocupar os tempos-livres dos alunos.
Todas as quarta-feiras, a partir das 13:00H, através do LCD da BE poderão visualizar, em pequeno grupo, um filme do acervo da biblioteca.
O filme do dia de hoje é John Carter .
Sinopse : 
Inspirado no clássico de Edgar Rice Burroughs o filme conta a história de John Carter, que é inexplicavelmente transportado para Marte onde se vê envolvido num conflito entre os habitantes do planeta, incluindo Tars Tarkas e a atraente princesa Dejah Thoris. 
Num mundo à beira do colapso, Carter descobre que a sobrevivência de Barsoom e do seu povo está nas suas mãos.
Reserva já o teu lugar. Pede o teu bilhete na Biblioteca Escolar!
A Equipa da BE

22 de nov de 2012

Estação do Livro 2012


A "Estação do Livro", atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal e por todas as bibliotecas escolares do concelho pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, decorre na semana de 19 a 23 de Novembro.
O tema anual da Biblioteca Municipal do Seixal "Origens II" foi o ponto de partida para as atividades que envolveram professores e alunos.
Neste âmbito, tiveram lugar na EBVM várias iniciativas de animação e promoção da leitura, nomeadamente:
- Feira do Livro - dinamizada pela empresa "Sistema J" em parceria com a Biblioteca Escolar. Ao longo da semana todas as turmas da escola visitaram a feira manuseando e  adquirindo livros;

- Teatro de Sombras - atividade dinamizada pela técnica dos serviços de apoio às bibliotecas escolares da Câmara Municipal do Seixal, Paula Salema.  Neste âmbito, após uma pequena apresentação teórica, os alunos do 7.º E exploraram em dinâmicas práticasas técnicas do teatro de sombras;  

Mundo Brilhante - Contos com reflexão - A Lua de Joana  - atividade dinamizada pelo Dr. Alfredo Leite. Nesta sessão os alunos do 8.º B traçaram paralelos entre alguns dos pontos importantes da obra e a forma como podemos retirar ensinamentos práticos para a vida. 
Obrigada a todos aqueles que contribuíram para o sucesso destas iniciativas!
A Equipa da BE