8 de nov de 2012

Comemorações Dia Internacional Eco-Escolas


Ontem, 7 de Novembro, comemorou-se o Dia Eco-Escolas a nível internacional.
Sob o signo da grande temática da água decorreram, na EBVM, diversas atividades que envolveram alunos e professores. 
Visualizaram-se filmes e trabalhos produzidos pelos alunos, ofereceram-se marcadores de livros, fizeram-se experiências, leram-se poesias e por fim procedeu-se ao hastear da bandeira Eco-Escolas.
Foi uma manhã animada apesar do frio e da chuva que se fazia sentir...
A Equipa da BE

6 de nov de 2012

Ainda o MIBE

Ainda no rescaldo do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares partilhamos um excelente vídeo com os cartazes idealizados pelas diferentes Bibliotecas Escolares do país.

A Equipa da Be

2 de nov de 2012

Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar



Durante o mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Equipa da Biblioteca Escolar lançou novamente aos alunos, o concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”.
Neste contexto, a Equipa da BE felicita os alunos pela adesão entusiástica à atividade. Foram muitas as frases criativas que foram colocadas na Caixa de Correio da BE.
Seguidamente, tal como prometido, publicamos as frases premiadas:
1.º prémio

“A Biblioteca Escolar é um lugar simpático e mágico onde podemos imaginar, aprender e descobrir o que não sabemos”,
Bruna Neto, n.º3, 5.ºL

2.º prémio
                    “Biblioteca Escolar, um incentivo para estudar”,
                    Eduardo Filipe Ferreira, n.º11, 5.º D

3.º prémio

“A Biblioteca Escolar é um sítio que me faz imaginar…
todas as noites faz-me sonhar com uma nova aventura de imaginação”,
Mariana Colaço, n.º 20, 5.ºO



Os alunos vencedores receberam um livro. 
PARABÉNS aos vencedores e o nosso obrigado a todos os participantes!                        
A Professora Bibliotecária

31 de out de 2012

Halloween 2012

Mais um dia de TERRÍVEL na Biblioteca Escolar ... filmes, leituras, passatempos e muitas gomas de HORROR...
Foi muito divertido!
A Equipa da BE


A 25 de Outubro, no âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as professoras bibliotecárias da freguesia de Corroios realizaram com os seus alunos, uma atividade de rua na estação de caminho de ferro da Fertagus, em Corroios. Participaram crianças do 1.º ciclo ao 12.º ano e respetivos professores. Leram-se e declamaram-se poemas de, entre muitos outros, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Matilde Rosa Araújo, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, José Fanha, Augusto Gil e ainda dos próprios alunos.
Dramatizou-se o poema de Cecília Meireles Ou isto ou aquilo, “bailou-se e cantou-se” O Baile da Biblioteca, canção do grupo Cabeças no Ar.
Foi ainda montada nesse espaço uma pequena exposição de trabalhos elaborados em contexto de biblioteca escolar e em colaboração com a sala de aula e, por último, distribuíram-se à população poemas, postais, marcadores comemorativos, frases alusivas à biblioteca...
Com esta iniciativa, as professoras bibliotecárias pretenderam sair da Biblioteca Escolar e mostrar à comunidade um conjunto de atividades que espelham o trabalho desenvolvido nas nossas bibliotecas escolares e a sua participação na construção do conhecimento e no apoio ao processo de ensino aprendizagem.
Neste evento, estiveram presentes a Senhora Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Seixal, a Senhora Diretora da Biblioteca Municipal do Seixal, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Corroios, os senhores Diretores dos Agrupamentos, o Senhor Diretor da Escola Secundária João de Barros, o nosso Coordenador Interconcelhio, uma representante da Rede de Bibliotecas Escolares e ainda pais dos alunos e populares que a se foram juntando.
As professoras Bibliotecárias agradecem todos os apoios recebidos e honra que tiveram com a presença de muitos participantes no evento.

As professoras bibliotecárias da freguesia de Corroios (Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços, Agrupamento de Escolas "O Rouxinol" e Escola Secundária João de Barros).



9 de out de 2012

Outubro - Mês das Bibliotecas Escolares

Outubro já chegou e, com ele, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Para este ano, a IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) apresenta o tema “Bibliotecas Escolares: Uma chave para o passado, presente e futuro”
Neste contexto, está patente na BE uma exposição comemorativa dos 25 anos deste serviço.
No âmbito da nossa missão iremos promover e valorizar o papel da Biblioteca Escolar na construção de competências e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao longo deste mês, iremos formar os novos utilizadores (alunos de 5.º ano) e motivar a procura deste serviço, quer por alunos, quer por docentes. 
A Equipa da Biblioteca Escolar lança de novo o desafio, Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”. Pensem numa frase criativa, escrevam-na no documento disponível para o efeito e a coloquem-na na Caixa de Correio da BE. As três melhores frases serão publicadas no Bibliomilhaços e os seus autores receberão um prémio. PARTICIPEM!
Aproveitamos ainda para divulgar o cartaz do Mês das Bibliotecas Escolares elaborado pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento.

A Professora Bibliotecária



3 de out de 2012

Parabéns EBVM pelos teus 25 anos...

No passado dia 1 de Outubro tiveram lugar as comemorações do 25.º aniversário da nossa escola.
Neste contexto, na sessão solene dirigida pelo Diretor José Coelho, estiveram presentes o Sr. Diretor Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Dr. José Alberto, o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Dr. Alfredo Monteiro, o presidente da Junta de Freguesia de Corroios, Eduardo Rosa, o Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços, António Barreiras, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, António Oliveira, professores, alunos, funcionários, aposentados, amigos e muitos outros...
Ao longo do dia decorreram várias atividades dinamizadas por professores e alunos. 
O nosso obrigado a todos aqueles que contribuíram para que esta escola seja considerada uma referência no nosso concelho.
PARABÉNS EBVM!
Deixamos aqui o nosso testemunho de tudo aquilo que aconteceu ao longo do dia...


A Equipa da BE

14 de set de 2012

De regresso ... mais uma vez ...




Antes de mais desejamos a toda a comunidade educativa um óptimo ano escolar. 
Hoje recebemos os nossos queridos alunos. 
Deste encontro/ reencontro destacamos os nossos "caloiros" e as atividades de receção aos alunos do 5.º ano feita em articulação com a disciplina de Português.
Até logo!
A Equipa da BE

20 de jul de 2012

Férias

A Biblioteca Escolar deseja a todos os elementos da comunidade educativa umas excelentes férias.

Bibliotequices III

Apresentamos em anexo o número 3 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às atividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 3.º período deste ano letivo.
Assim,  nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste segundo período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Departamento do 1.º Ciclo - área de Estudo do Meio, na vertente História de Portugal; Olimpíadas da Leitura; Banquete Medieval e outras atividades das BE's.
A dinamização destas actividades impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, promoveu a leitura e a escrita, a articulação curricular, a consolidação de  conhecimentos e a divulgação da informação permitindo ainda a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
O Bibliotequices

20 de jun de 2012

Banquete Medieval - 15 de Junho de 2012

No passado dia 15 de Junho teve lugar, na EBVM, a recriação histórica de um Banquete Medieval.
As atividades decorreram de acordo com o programado estando de parabéns todos aqueles que tornaram exequível a concretização deste projecto.
Um agradecimento muito especial a todos os alunos, professores, encarregados de educação e funcionários que participaram neste evento.
Um obrigado a todos aqueles que nos visitaram.
Esperamos que seja um "até breve".
Apresentamos em anexo um vídeo desta atividade realizado em parceria com a Biblioteca Escolar.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas



12 de jun de 2012

Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas

O dia 8 de Junho marcou o início das comemorações dos 25 anos da EBVM.
Neste dia as atividades letivas deram lugar a uma multiplicidade de eventos que marcaram de uma forma muito positiva este "Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas".
Toda a comunidade educativa participou neste grande evento que excedeu todas as expectativas.
Parabéns à organização e a todos os intervenientes.
Agora deliciem-se com o pequeno filme que fizemos.
A Equipa da BE


V Olimpíadas da Leitura de Agrupamento


No dia 31 de Maio, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar, as V Olimpíadas da Leitura de Agrupamento.
Esta actividade foi dinamizada pelas Professoras Bibliotecárias, em articulação curricular com os grupos disciplinares de Língua Portuguesa e com os Professores Titulares de Turma do 3.º ano de escolaridade.
Através desta iniciativa, os alunos testaram, de forma lúdica, os seus conhecimentos sobre várias obras do Plano Nacional de Leitura, exploradas no âmbito da Leitura Orientada, nomeadamente:








- 3.º ano - "Espanta-Pardais", de Maria Rosa Colaço;
- 5.º ano - "Pedro Alecrim", de António Mota;
- 6.º ano - "Ulisses", de Maria Alberta Menéres;
- 7.º ano - "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira;
- 8.º ano - "Falar verdade a mentir", de Almeida Garrett.




Publicamos, em anexo, fotos da actividade, assim como os resultados obtidos  pelos alunos.
Parabéns a alunos e professores.


6 de jun de 2012

Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas

Na próxima sexta-feira dia 8 de Junho comemorar-se-à, na EBVM, o dia da "Comunidade/ Dia Eco-Escolas".
Divulgamos em anexo o programa de atividades




Participa!
Vai ser um dia super ecológico e muito divertido!
A Equipa da BE

18 de mai de 2012

Projeto Comenius “Windows on Europe”


Receção às Escolas Parceiras de 22 a 25 de Maio

Esta semana temos visitas! Alunos e professores das escolas húngara, de Budapeste, e espanhola, de Candás, Astúrias, virão à nossa escola para conhecerem melhor a nossa realidade.
Durante a semana realizaremos várias atividades ligadas à cultura de cada país, identidade europeia e cidadania europeia.
Agradecemos o contributo de todos para a boa imagem da nossa comunidade educativa.
A coordenadora do Projeto

Professora Rosa Maricato

16 de mai de 2012

DECO: Concurso Escola Sustentável – Energia


Os alunos do 8.ºB que se encontram a frequentar a opção de Teatro estão a preparar uma dramatização, onde expressam as suas preocupações com o ambiente, mais concretamente, a poupança de energia e a reciclagem. O teatro será apresentado à comunidade escolar no dia 8 de junho, às 9.30h, no palco do pavilhão D.
O teatro intitula-se “Cinderela, a amiga do ambiente” e consiste numa adaptação de um conto do maravilhoso muito conhecido, “Cinderela”. Com esta atualização, os alunos pretendem chamar a atenção para a importância da poupança de energia e para a reciclagem, no sentido da urgente necessidade de preservar o planeta Terra.
Este projeto encontra-se a participar na iniciativa “DECO: Concurso Escola Sustentável – Energia”, cujo objetivo é premiar as Escolas com projetos promotores de comportamentos de consumo mais sustentáveis, no que respeita à utilização da energia elétrica. O prazo terminou no dia 30 de Abril e aguardamos os resultados.
Professora Vanda Barreiras

30 de abr de 2012

Notícias - Projeto Comenius




Como já noticiámos, a Escola Básica Vale de Milhaços está envolvida numa parceria com uma escola húngara e uma escola espanhola, no âmbito do projeto Comenius, financiado pela União Europeia.

De 10 a 15 de abril, alguns professores e dezanove alunos do 8º ano deslocaram-se a Candás, uma vila situada nas Astúrias onde conviveram e trabalharam em conjunto com as escolas envolvidas neste projeto. Treze dos alunos portugueses tiveram o privilégio de ficar alojados em casa de alunos espanhóis, onde foram tratados com muito carinho.
Foi uma experiência enriquecedora para todos. Aprendemos mais sobre as semelhanças e diferenças existentes em alguns aspetos da cultura portuguesa, espanhola e húngara, visitámos vários locais interessantes como Covadonga e o museu marítimo de Luanco  e, claro,  fizemos novos amigos.
Na semana de 21 a 25 de maio, será a vez das escolas estrangeiras envolvidas neste projeto virem à nossa escola e de conhecerem melhor a nossa realidade. Estamos a preparar-nos para os receber!
A Equipa Comenius

17 de abr de 2012

Viagem de Finalistas 2012



A 16.ª viagem de finalistas da EBVM decorreu entre 30 de março e 3 de abril. Desta vez, os alunos de 9.º ano foram conhecer Madrid, a capital do nosso "país irmão".
Tratou-se de mais uma viagem que aliou a cultura à diversão. Assim, os finalistas tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos de interesse da capital de Espanha, assim como de visitar o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis, onde puderam observar, entre outras obras, o famoso quadro "Guernica", de Picasso. A viagem incluiu, ainda, uma visita a Mérida e ao seu Museu Nacional de Arte Romana, assim como ao Mosteiro do Escorial, local importantíssimo da história de Espanha.
No que diz respeito à diversão, os finalistas passaram dois dias fantásticos no Parque Warner Madrid, um mundo cheio de adrenalina e fantasia.
Juntamente com os nossos finalistas, participaram nesta viagem os finalistas da EBI de Vale Rosal e alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da ES Manuel Cargaleiro. O convívio entre todos foi bastante saudável e alegre.
Finalmente, louva-se o comportamento correto de todos os alunos, que demonstraram, mais uma vez, que são pessoas bem formadas, respeitadoras e merecedoras da confiança dos professores acompanhantes, dos pais e encarregados de educação e do órgão de gestão do agrupamento.
Agora, desejamos que todos trabalhem com empenho, durante este último e decisivo período, para chegarem, com sucesso, ao final da sua permanência nesta escola.
Professora Vanda Barreiras

16 de abr de 2012

Olimpíadas do DCSH/ Departamento do 1.º Ciclo


Na quinta-feira dia 12 de Abril tiveram lugar, na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, as provas finais das Olimpíadas do Estudo de Meio/ vertente História de Portugal relativas às turmas do 4.º ano de escolaridade. 
Os alunos participaram com empenho na actividade. Foi um sucesso!
Seguidamente procedemos à entrega dos prémios.
Por último apresentamos os resultados obtidos em todas as provas destas Olimpíadas:
Parabéns a alunos e professores pelo sucesso de mais uma actividade de articulação vertical.
A Equipa da BE