20 de jul de 2012
Bibliotequices III
Apresentamos em anexo o número 3 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às atividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 3.º período deste ano letivo.
Assim, nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste segundo período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Departamento do 1.º Ciclo - área de Estudo do Meio, na vertente História de Portugal; Olimpíadas da Leitura; Banquete Medieval e outras atividades das BE's.
A dinamização destas actividades impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, promoveu a leitura e a escrita, a articulação curricular, a consolidação de conhecimentos e a divulgação da informação permitindo ainda a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
O Bibliotequices
20 de jun de 2012
Banquete Medieval - 15 de Junho de 2012
No passado dia 15 de Junho teve lugar, na EBVM, a recriação histórica de um Banquete Medieval.
As atividades decorreram de acordo com o programado estando de parabéns todos aqueles que tornaram exequível a concretização deste projecto.
Um agradecimento muito especial a todos os alunos, professores, encarregados de educação e funcionários que participaram neste evento.
Um obrigado a todos aqueles que nos visitaram.
Esperamos que seja um "até breve".
Apresentamos em anexo um vídeo desta atividade realizado em parceria com a Biblioteca Escolar.
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas
12 de jun de 2012
Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas
O dia 8 de Junho marcou o início das comemorações dos 25 anos da EBVM.
Neste dia as atividades letivas deram lugar a uma multiplicidade de eventos que marcaram de uma forma muito positiva este "Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas".
Toda a comunidade educativa participou neste grande evento que excedeu todas as expectativas.
Neste dia as atividades letivas deram lugar a uma multiplicidade de eventos que marcaram de uma forma muito positiva este "Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas".
Toda a comunidade educativa participou neste grande evento que excedeu todas as expectativas.
Parabéns à organização e a todos os intervenientes.
Agora deliciem-se com o pequeno filme que fizemos.
A Equipa da BE
V Olimpíadas da Leitura de Agrupamento
Esta actividade foi dinamizada pelas Professoras Bibliotecárias, em articulação curricular com os grupos disciplinares de Língua Portuguesa e com os Professores Titulares de Turma do 3.º ano de escolaridade.
Através desta iniciativa, os alunos testaram, de forma lúdica, os seus conhecimentos sobre várias obras do Plano Nacional de Leitura, exploradas no âmbito da Leitura Orientada, nomeadamente:

- 3.º ano - "Espanta-Pardais", de Maria Rosa Colaço;
- 5.º ano - "Pedro Alecrim", de António Mota;
- 6.º ano - "Ulisses", de Maria Alberta Menéres;
- 7.º ano - "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira;
- 8.º ano - "Falar verdade a mentir", de Almeida Garrett.
Publicamos, em anexo, fotos da actividade, assim como os resultados obtidos pelos alunos.

- 3.º ano - "Espanta-Pardais", de Maria Rosa Colaço;
- 5.º ano - "Pedro Alecrim", de António Mota;
- 6.º ano - "Ulisses", de Maria Alberta Menéres;
- 7.º ano - "Leandro, Rei da Helíria", de Alice Vieira;
- 8.º ano - "Falar verdade a mentir", de Almeida Garrett.
Publicamos, em anexo, fotos da actividade, assim como os resultados obtidos pelos alunos.
6 de jun de 2012
Dia da Comunidade/ Dia Eco-Escolas
Na próxima sexta-feira dia 8 de Junho comemorar-se-à, na EBVM, o dia da "Comunidade/ Dia Eco-Escolas".
Divulgamos em anexo o programa de atividades
Participa!
Vai ser um dia super ecológico e muito divertido!
Divulgamos em anexo o programa de atividades
Participa!
Vai ser um dia super ecológico e muito divertido!
A Equipa da BE
18 de mai de 2012
Projeto Comenius “Windows on Europe”
Receção às Escolas Parceiras de 22 a 25 de Maio
Esta semana temos visitas! Alunos e professores das escolas húngara, de Budapeste, e espanhola, de Candás, Astúrias, virão à nossa escola para conhecerem melhor a nossa realidade.
Durante a semana realizaremos várias atividades ligadas à cultura de cada país, identidade europeia e cidadania europeia.
Agradecemos o contributo de todos para a boa imagem da nossa comunidade educativa.
A coordenadora do Projeto
Professora Rosa Maricato
16 de mai de 2012
DECO: Concurso Escola Sustentável – Energia
Os alunos do 8.ºB que se encontram a frequentar a opção de Teatro estão a preparar uma dramatização, onde expressam as suas preocupações com o ambiente, mais concretamente, a poupança de energia e a reciclagem. O teatro será apresentado à comunidade escolar no dia 8 de junho, às 9.30h, no palco do pavilhão D.
O teatro intitula-se “Cinderela, a amiga do ambiente” e consiste numa adaptação de um conto do maravilhoso muito conhecido, “Cinderela”. Com esta atualização, os alunos pretendem chamar a atenção para a importância da poupança de energia e para a reciclagem, no sentido da urgente necessidade de preservar o planeta Terra.
Este projeto encontra-se a participar na iniciativa “DECO: Concurso Escola Sustentável – Energia”, cujo objetivo é premiar as Escolas com projetos promotores de comportamentos de consumo mais sustentáveis, no que respeita à utilização da energia elétrica. O prazo terminou no dia 30 de Abril e aguardamos os resultados.
Professora Vanda Barreiras
30 de abr de 2012
Notícias - Projeto Comenius
Como já noticiámos, a Escola
Básica Vale de Milhaços está envolvida numa parceria com uma escola húngara e
uma escola espanhola, no âmbito do projeto Comenius, financiado pela União
Europeia.
De 10 a 15 de abril, alguns
professores e dezanove alunos do 8º ano deslocaram-se a Candás, uma vila situada
nas Astúrias onde conviveram e trabalharam em conjunto com as escolas
envolvidas neste projeto. Treze dos alunos portugueses tiveram o privilégio de
ficar alojados em casa de alunos espanhóis, onde foram tratados com muito
carinho.
Foi uma experiência enriquecedora
para todos. Aprendemos mais sobre as semelhanças e diferenças existentes em
alguns aspetos da cultura portuguesa, espanhola e húngara, visitámos vários
locais interessantes como Covadonga e o museu marítimo de Luanco e, claro,
fizemos novos amigos.
Na semana de 21 a 25 de maio,
será a vez das escolas estrangeiras envolvidas neste projeto virem à nossa
escola e de conhecerem melhor a nossa realidade. Estamos a preparar-nos para os
receber!
A Equipa Comenius
17 de abr de 2012
Viagem de Finalistas 2012
A 16.ª viagem de finalistas da EBVM decorreu entre 30 de março e 3 de
abril. Desta vez, os alunos de 9.º ano foram conhecer Madrid, a capital do
nosso "país irmão".
Tratou-se de mais uma viagem que aliou a cultura à diversão.
Assim, os finalistas tiveram a oportunidade de conhecer os
principais pontos de interesse da capital de Espanha, assim como de
visitar o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, um dos mais
importantes museus de arte moderna espanhóis, onde puderam observar, entre
outras obras, o famoso quadro "Guernica", de Picasso. A viagem
incluiu, ainda, uma visita a Mérida e ao seu Museu Nacional de Arte Romana,
assim como ao Mosteiro do Escorial, local importantíssimo da história de
Espanha.
No que diz respeito à diversão, os finalistas passaram dois
dias fantásticos no Parque Warner Madrid, um mundo cheio de adrenalina e
fantasia.
Juntamente com os nossos finalistas, participaram nesta viagem
os finalistas da EBI de Vale Rosal e alunos da disciplina de Educação Moral e
Religiosa Católica da ES Manuel Cargaleiro. O convívio entre todos foi
bastante saudável e alegre.
Finalmente, louva-se o comportamento correto de todos os
alunos, que demonstraram, mais uma vez, que são pessoas bem formadas,
respeitadoras e merecedoras da confiança dos professores acompanhantes, dos pais e encarregados de educação e do órgão de gestão do agrupamento.
Agora, desejamos que todos trabalhem com empenho, durante
este último e decisivo período, para chegarem, com sucesso, ao final da sua
permanência nesta escola.
Professora Vanda Barreiras
16 de abr de 2012
Olimpíadas do DCSH/ Departamento do 1.º Ciclo
Na
quinta-feira dia 12 de Abril tiveram lugar, na Biblioteca
Escolar da escola sede do Agrupamento, as provas finais das Olimpíadas do
Estudo de Meio/ vertente História de Portugal relativas às turmas do 4.º ano de
escolaridade.
Os alunos participaram com empenho na actividade. Foi um sucesso!
Seguidamente procedemos à entrega dos prémios.
Por último apresentamos os resultados obtidos em todas as provas destas Olimpíadas:
Parabéns a alunos e professores pelo sucesso de mais uma actividade de articulação vertical.
A Equipa da BE
28 de mar de 2012
Páscoa Feliz
A Biblioteca Escolar deseja a todos os seus utilizadores uma Páscoa Feliz,
recheada de boas leituras acompanhadas por chocolates ...
A Equipa da BE
Bibliotequices - 2.ª edição - Ano Lectivo 2011-2012
Apresentamos em anexo o número 2 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às actividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 2.º período deste ano lectivo.
Assim, nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste segundo período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: Semana da Leitura, Dia Mundial da Árvore e da Poesia, Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Departamento do 1.º Ciclo - área de Estudo do Meio, na vertente História de Portugal.
A dinamização destas actividades impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, promoveu a leitura e a escrita, a articulação curricular e a consolidação de conhecimentos, permitindo ainda a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
O Bibliotequices
26 de mar de 2012
Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Na passada sexta-feira, dia 23 de Março, realizaram-se na Biblioteca Escolar, as "II Olimpíadas do Departamento de Ciências Sociais e Humanas".
Na disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos das diferentes turmas do 6.º ano de escolaridade, testaram as suas competências a pares, através da realização de uma prova de pesquisa de informação em livros da BE e da concretização de exercícios interativos, criados pelos docentes, sobre as temáticas estudadas.
No âmbito das disciplinas de Geografia e de História, os discentes selecionados para representarem as turmas do 7.º e 8.º anos de escolaridade, realizaram individualmente, um conjunto de provas concebidas pelos professores com recurso ao programa informático Hotpotatoes.
Os "escolhidos" estão de parabéns pela forma digna como representaram as suas turmas.
Os nosso reconhecimento aos organizadores da atividade pelo dinamismo da mesma, que de forma leve e descontraída, permitiu que os alunos testassem/ consolidassem os seus conhecimentos sobre as diferentes áreas do saber.
No dia 12 de Abril, na Biblioteca Escolar, no intervalo grande da manhã, serão divulgados os resultados e atribuídos prémios aos alunos que tiverem ficado nos três primeiros lugares de cada prova.
Não faltes!
Lembramos ainda que, a concretização deste projeto interdisciplinar e de articulação vertical, só ficará completo, no dia 12 de Abril, com a realização das provas dos finalistas das turmas do 4.º ano de escolaridade. Estas finais terão lugar na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento.
Aguardamos com expetativa.
A Equipa da BE
21 de mar de 2012
21 de Março - Dia Mundial da Poesia
Esta manhã, na Biblioteca Escolar, os alunos das turmas 6.º D e 6.º E, orientados pela professora Maria José Cruz, dinamizaram um pequeno sarau de poesia onde declamaram poemas da sua autoria e de conhecidos autores da língua portuguesa.
Durante o intervalo grande, os discentes, ofereceram aos membros da comunidade educativa, marcadores de livros, feitos pela BE, com poesias de Camões e Florbela Espanca.
Seguidamente, o 6.º E recebeu, na Biblioteca Escolar, a escritora Maria Inês Almeida, jornalista e autora de vários livros de literatura infanto-juvenil nomeadamente, da colecção "Chamo-me", da Didáctica Editora.
Comunicadora nata, a autora, rapidamente cativou a atenção da audiência.
Os alunos foram levados a participar e depressa perderam a "vergonha", fizeram muitas perguntas à escritora, partilharam os seus poemas, chegaram mesmo a dançar e a mostrar os seus dotes na área da ilustração, foi um sucesso!
Parabéns a todos os intervenientes!
A Equipa da BE
Dia Mundial da Árvore e da Floresta - 21 de Março
Foram muitos aqueles que apresentaram os seus chapéus, durante o intervalo da manhã, num desfile, junto ao Lago do Dragão.
A assistência delirou!
Parabéns a todos os que contribuíram para a realização desta actividade.
A Equipa da BE
19 de mar de 2012
Olimpíadas da Gramática 2012
Hoje, dia 19 de Março, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar, as Olimpíadas da Gramática.
Esta actividade foi dinamizada pelos professores do grupo disciplinar de Língua Portuguesa de 3.º ciclo.
Através desta iniciativa, os alunos dos 7.º e 8.º anos de escolaridade, testaram, de forma lúdica, os seus conhecimentos.
Publicamos, em anexo, fotos da actividade, assim como os resultados obtidos pelos alunos.
15 de mar de 2012
Exposição de Ilustração
A exposição "A descoberta da cegonha" e "Uma aventura com o Tritão", apresenta, entre 5 e 16 de Março, no átrio da Biblioteca Escolar, os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B, C, D, e E do 5.º ano de escolaridade no âmbito de uma actividade de articulação curricular entre as áreas disciplinares de Educação Visual e Tecnológica e Língua Portuguesa.
O percurso da exposição mostra as etapas do trabalho desenvolvido pelos alunos, os textos produzidos, os esboços, os estudos de cor e finalmente as ilustrações.
Os alunos e os professores envolvidos na concretização deste projeto devem estar orgulhosos do produto final que apresentaram.
A Equipa da BE
Exposição BD 7.º ano
Ao longo da Semana da Leitura 2012, esteve patente, na Biblioteca Escolar, uma mini-exposição onde os alunos das turmas do 7.º ano de escolaridade apresentaram o resultado do trabalho de leitura e escrita no âmbito da Banda Desenhada Lucky Luke.
Os textos elaborados pelos discentes inserem-se na temática das comemorações do "25.º aniversário da EBVM".
Parabéns a alunos e professores pelo excelente trabalho realizado.
A Equipa da BE
14 de mar de 2012
Partilha de Leituras
Também os familiares dos alunos, enquanto membros da comunidade educativa, foram convidados, pela Biblioteca Escolar, a participarem ativamente na Semana da Leitura através da atividade "Partilha de Leituras".
Neste contexto, encarregados de educação e familiares dos alunos das turmas 5.º D, 5.ºF, 5.ºO, 6.ºA, 6.ºC, 6.ºM, aceitaram o desafio da BE e deslocaram-se à escola, para na turma dos seus educandos e/ou familiares, promoverem ações no âmbito da leitura.
Obrigada a todos pela sua generosa partilha que nos levou a "Ler+" em comunidade!
A Equipa da BE
Assinar:
Postagens (Atom)



















