16 de fev de 2012

Concurso de Marcadores de Amor

Hoje, no intervalo grande da manhã, foram entregues os prémios relativos ao Concurso de Marcadores do Dia dos Namorados.
Neste contexto o Júri divulgou os vencedores e procedeu à entrega dos prémios.
2.º Ciclo:
- 1.º prémio - Inês Ferreira, 6.ºC, n.º 12
- 2.º prémio - Vanessa Martins, 6.ºH, n.º 25
- 3.º prémio - Daniela Cabral, 5.ºM, n.º 11
3.º Ciclo:
- 1.º prémio - Pedro Ferreira, 8.ºB, n.º 14
- 2.º prémio - Sara Mira, 8.ºB, n.º 18
- 3.º prémio em exquo - Maria Inêz Paz, 7.ºB, n.º 13 e David Caetano, 7.ºA, n.º 4

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
A Equipa da BE

14 de fev de 2012

Dia dos Namorados 2012

Hoje terça feira, dia 14 de Fevereiro, comemora-se o Dia de S. Valentim, ou Dia dos Namorados.
   Neste âmbito, a Biblioteca Escolar e o grupo disciplinar de Língua Inglesa de 3.º ciclo irão dinamizar várias actividades, nomeadamente:
- Concurso de Marcadores; Exposição de trabalhos dos alunos e visualização de Filmes de Amor.
   Participa! Os prémios são “amorosos”.
A Equipa da BE

30 de jan de 2012

7 de Fevereiro - Dia Internet Segura



No dia 7 de Fevereiro (terça-feira) e durante a semana de 6 a 9 de Fevereiro, as escolas de toda a Europa vão dedicar uma parte significativa das suas atividades à problemática da utilização segura e consciente da Internet.
O grande tema deste ano é "Aproximar Gerações".
Convidamos todos os membros da comunidade educativa a juntarem-se a esta iniciativa europeia desenvolvendo atividades que abranjam o maior número possível de participantes.
A Biblioteca Escolar divulga muitas das atividades que podem ser desenvolvidas e apresenta alguns recursos que estão disponíveis no sítio Web http://www.seguranet.pt/semana2012.
Participem!
Esta é uma excelente oportunidade para introduzir ou reforçar o tema da Segurança na Internet.
A Equipa da BE

18 de jan de 2012

Pulseira por um Mundo melhor


No âmbito da tarefa da Gincana Rock in Rio "Pulseiras Por Um Mundo Melhor" a nossa escola será angariadora da SIC Esperança para conseguir verbas que serão encaminhadas para bolsas de estudo de música para jovens do ensino básico e secundário, carenciados e em situação de risco. Estas bolsas, que terão 2 anos de duração, destinam-se ao ensino formal da música e à aquisição de instrumentos musicais para o acompanhamento destas aulas, numa lógica de estímulo da economia local. 
Colabora através da compra de uma pulseira por 1 € na Biblioteca Escolar.
A Equipa da BE

Os 65 anos Lucky Luke

Depois de Tintim e de Astérix, Lucky Luke é a série de  BD mais popular no panorama europeu tendo feito o seu herói 65 anos no ano passado. 
cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra, herói mítico do Oeste Selvagem, enfrenta nas suas aventuras o crime e a injustiça. Tem como grandes companheiros o seu cavalo Jolly Jumper - O cavalo mais esperto do mundo” e Rantanplan - “O cão mais estúpido do universo”. Os irmãos Dalton, Joe, Jack, William e Averell são os inimigos recorrentes de Luky Luke. Estes personagens pouco devem à inteligência mas proporcionam momentos hilariantes.
Os álbuns da série foram ilustrados pelo belga Morris aliás, Maurice de Bévère, em 1946 (1923-2001). O guião das primeiras edições da série é da autoria de René Goscinny (1926-1977), famoso criador de Asterix. Após a morte de Goscinny, foram vários os autores que desempenharam a tarefa de criar guiões para os novos álbuns.
Em muitos das suas aventuras, Lucky Luke encontra-se com heróis reais do Velho Oeste como Calamity Jane, Billy The Kid, Jesse James ou Roy Bean.
Neste contexto, a Biblioteca Escolar apresenta uma pequena exposição temática e uma Mini-Feira do Livro de BD no âmbito do projecto de articulação curricular com as disciplinas de Língua Portuguesa e de Língua Francesa.
Visita-nos.
A Equipa da BE

11 de jan de 2012

Bibliotequices - 1.ª edição - Ano Lectivo 2011-2012

Apresentamos em anexo o número 1 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às actividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 1.º período deste ano lectivo.
Assim,  nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste primeiro período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: Receção aos Alunos,  Mês das Bibliotecas Escolares, Encontro com Professores Bibliotecários e Estação do Livro.
A dinamização destas actividades promoveu a articulação curricular, a literacia da informação, a promoção da leitura e a formação de utilizadores e impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, permitindo a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
O Bibliotequices


15 de dez de 2011

Boas festas

A Equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os utilizadores deste serviço um óptimo Natal e um 2012 pleno de felicidade.



2 de dez de 2011

"Nos Castelos de D. Afonso Henriques"


Na passada segunda-feira dia 28 de Novembro, no Auditório do Pavilhão do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, as turmas do 6.º I e 6.º J apresentaram à comunidade educativa e concelhia a Ópera para crianças “Nos Castelos de D. Afonso Henriques” de José Carlos Godinho.
Este projeto foi desenvolvido no ano letivo 2009/2010 pelos professores de Educação Musical, Guilhermina Branco e Luís Ornelas em articulação com várias áreas curriculares disciplinares, a biblioteca escolar e a Biblioteca Municipal e arquivo histórico da Câmara Municipal do Seixal. No presente ano letivo 2010/2011, o professor José Coelho substituiu o professor Luís Ornelas na preparação das turmas para a concretização do espetáculo.
Este espetáculo contextualiza-se no âmbito da “Estação do Livro”, cujo grande tema foi a comemoração dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.
A história retratou, através de diferentes estilos musicais, as conquistas dos castelos por D. Afonso Henriques, ao longo do ano letivo os alunos foram aprendendo conteúdos e desenvolvendo competências no âmbito das diferentes áreas disciplinares.
As duas sessões do espetáculo foram um sucesso.
A assistência mostrou grande entusiasmo com a representação dos nossos artistas.
Parabéns a todos!
A Equipa da BE

28 de nov de 2011

Prémio EDP











A Escola Básica Vale de Milhaços foi distinguida na 8ª edição do Prémio EDP – Energia Eléctrica e Ambiente, com uma Menção Honrosa na categoria de Serviços, um dos sete prémios atribuídos, numa edição que contou com 213 candidaturas, distribuídas pelas áreas da indústria e dos serviços. Na área dos serviços, onde a nossa escola se inclui, o vencedor foi a IKEA-Portugal, Loja de Loures.
A cerimónia de entrega dos Prémios EDP decorreu dia 22 de novembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa, com a presença do Presidente do Conselho de Administração da EDP, António Mexia. Estiveram presentes, em representação da escola, o Director Orlando Fragata e os professores responsáveis pelo projecto: Helena Lança, Isabel Martins e Ricardo Maurício.
Esta iniciativa, organizada pela EDP desde 1990, visa distinguir e notabilizar iniciativas no âmbito de eficiência da energia eléctrica e da qualidade ambiental.
A atribuição do prémio à escola traduz o reconhecimento do Júri do concurso relativamente ao impacto ambiental e social de diversos projectos no âmbito da sensibilização e optimização energética, destacando, nomeadamente, o mérito exemplar pela clara demonstração na alteração de comportamentos na comunidade, no respeito pelos valores do ambiente.
Esta distinção, reflecte também o esforço pela incorporação da educação ambiental no âmbito do Projecto Educativo, aliando as actividades curriculares ao desenvolvimento integral dos alunos, como cidadãos participativos e conscientes de que as acções individuais e locais podem ter resultados globais a nível da sustentabilidade ambiental. 
Um agradecimento a todos os elementos da comunidade educativa que contribuem, com as suas acções, para uma Escola mais Sustentável, para um Mundo melhor.

Descobertas e Invenções … que mudaram o Mundo!


Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, de 21 a 27 de Novembro, a nossa escola associou-se às iniciativas da Ciência Viva,  lançando um convite irrecusável para uma viagem pelo conhecimento. Durante esta semana, celebrou-se o Dia Nacional da Cultura Científica, 24 de Novembro, instituído em 1997 para comemorar o nascimento de Rómulo de Carvalho.
A nossa escola comemorou o evento com a exposição de trabalhos de alunos do 8º ano no âmbito do tema “Descobertas e Invenções que mudaram o Mundo”. Cada aluno seleccionou uma descoberta ou invenção, e elaborou um pequeno painel sobre a mesma, identificando a invenção/descoberta, quem a inventou/descobriu, onde e quando, com um pequeno texto em que descreve a descoberta/invenção, uma ou mais imagens e as razões porque mudou o Mundo.
Entre as descobertas/invenções incluem-se, por exemplo, a estrutura do ADN, as leis do movimento, a lei da gravitação universal, o modelo heliocêntrico, o telescópio, o microscópio, a electricidade, a pólvora, as vacinas, o computador, a máquina a vapor, o avião, e outras mais banais, do nosso dia a dia, como os óculos, a lâmpada, o código de barras, o telefone, os ténis, o telemóvel, o lego, a internet, o Facebook, etc.
E muitas mais invenções e descobertas mudaram o Mundo e fizeram dele o que hoje conhecemos, sem as quais não conseguimos sequer imaginá-lo…
Para além de divulgar a ciência e promover a cultura científica, esta exposição revela as escolhas dos alunos. Revela um pouco sobre quais as invenções que consideram mais importantes no “seu mundo”. Não será talvez por acaso que vários escolheram o telemóvel, o computador ou o iphone como invenções de eleição…

Projeto Quioto na Escola EBVM





A Escola Básica Vale de Milhaços participa pelo 3º ano consecutivo no Projeto “Quioto nas Escolas”, em parceria com a autarquia e a AMESEIXAL– Agência Municipal de Energia do Seixal, reforçando assim o seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável local e a qualidade de vida dos cidadãos. Este projecto é coordenado, a nível da escola, pela professora Isabel Martins e integra-se no Plano de Acção do Projecto Eco-Escola, sendo realizado com a turma B do nono ano de escolaridade.
O projeto “Quioto nas Escolas” tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de estratégias para a redução de emissões de CO2, implementando medidas direcionadas para uma gestão mais eficiente dos recursos.
O primeiro ano do projeto foi dedicado às temáticas Água, Resíduos e Energia e no segundo ano trabalhou-se a temática da mobilidade sustentável. Esta 3.ª edição do projeto “Quioto nas Escolas” base abordar e desenvolver em parceria com uma escola de 1ºciclo do Agrupamento os Compromissos de Aalborg e o pacto de Autarcas.
No passado, dia 4 de novembro, foi promovido na nossa  escola uma sessão de esclarecimento onde esteve presente o professor Paulo Guerra dos Santos, responsável pelos projetos “100 Dias de Bicicleta em Portugal” e e “Ecovias de Portugal” e os irmãos Nélson e Sérgio Rosado, do grupo musical Anjos, que participaram no projecto Titan Desert - "Pedalar no deserto por uma causa maior",  uma das provas de BTT mais duras do mundo, em maio deste ano, com o objetivo de ajudar a Associação Acreditar

A nossa escola acredita no valor deste projeto e espera que este ano o volte a demonstrar com um bom trabalho.

24 de nov de 2011

Estação do Livro 2011




A "Estação do Livro", atividade dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal e por todas as bibliotecas escolares do concelho pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, decorreu este ano entre 14 e 25 de novembro.
O tema anual da Biblioteca Municipal do Seixal "Origens" foi o ponto de partida para as atividades que envolveram professores e alunos.
Neste âmbito, tiveram lugar na EBVM várias iniciativas de animação e promoção da leitura, nomeadamente:
- Feira do Livro - Ao longo da semana os alunos manusearam e adquiriram livros - dinamizador Equipa da BE e Eurolivros;
- Pés de Lata - Workshop de Música - dinamizador Luís Macedo;
Leituras Animadas - Leitura e exploração de textos - Projeto Ficções;
- Museu das Histórias imaginárias - Construção de um filme de animação num museu imaginário - dinamizadora Ângela Ribeiro.
Os alunos do 6.º C assistiram à peça de teatro, "Eu Afonso Henriques Rei de Portugal", dinamizado pela EB 2/3 Pedro Eanes Lobato.
Na próxima segunda feira, dia 28 de novembro, os alunos do 6.ºI e 6.º J irão apresentar a ópera ligeira "Nos castelos de D. Afonso Henriques", no clube recreativo do Alto do Moinho,  aos colegas das escolas EB1/JI do Alto do Moinho, EB1 de Corroios, EB1 D. Nuno Álvares Pereira, EB1/JI do Miratejo e EB1 Quinta de S. Nicolau. Esta atividade será dinamizada pelos professores Guilhermina Branco e José Manuel Coelho.
Obrigada a todos aqueles que contribuíram para o sucesso destas iniciativas!
A Equipa da BE

3 de nov de 2011

Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar





Durante o mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Equipa da Biblioteca Escolar lançou novamente aos alunos, o desafio Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”.
Neste contexto, a Equipa da BE congratula-se com o facto dos discentes terem aderido entusiasticamente à actividade.Foram muitas as frases criativas que foram colocadas na Caixa de Correio da BE.
Seguidamente, tal como prometido, publicamos as frases premiadas:
1.º prémio
“A Biblioteca é onde a imaginação vem ao de cima. Podes acreditar em qualquer coisa, pois tudo pode ser possível.”
Mariana Marques, nº 18, 7º C
2.º prémio
“A Biblioteca é ujm lugar onde se pode sonhar com vampiros, feiticeiros ... É um lugar onde podes imaginar lendo apenas um livro."
Magda Farinho, nº 15, 7º C
3.º prémio em exquo
"A Biblioteca é como o cantinho dos livros, podemos ler, aprender e conviver."
Matilde Silva, nº 20, 6º H
"Eu gosto de usar a Biblioteca porque tenho um sítio para estudar e pessoas que me ajudam."
David Guerreiro, n.º6, 5.º L
Os alunos vencedores receberam um livro e um marcador. PARABÉNS aos vencedores e o nosso obrigado a todos os participantes!                        A Professora Bibliotecária

30 de out de 2011

Eco-Escolas EBVM - A nossa Escola é reconhecida internacionalmente





A nossa escola conquistou, pelo 3º ano consecutivo, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escola, em consequência do trabalho desenvolvido durante o ano letivo 2010/2011.
A escola recebeu também o “International Eco-Schols Award Certificate”, como reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido ao longo destes três anos e comprovado pela auditoria efectuada à nossa escola no decorrer do ano letivo transato.
Um agradecimento especial a toda a comunidade educativa que trabalhou em prol do ambiente, assim como à comunidade local e às diversas entidades parceiras que ajudaram a nossa escola a conquistar esta certificação internacional de qualidade.
A Coordenadora do Projecto Eco-Escola
                                                                                      Professora Helena Lança

6 de out de 2011

Outubro "Mês das Bibliotecas Escolares


Outubro já chegou e, com ele, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Para este ano, a IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) apresenta o tema “Biblioteca Escolar = Saber: um poder para a vida”
Neste contexto, está patente na BE uma pequena mostra de livros e de marcadores alusivos à efeméride.
No âmbito da nossa missão iremos promover e valorizar o papel da Biblioteca Escolar na construção de competências e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao longo deste mês, iremos formar os novos utilizadores (alunos de 5.º ano) e motivar a procura deste serviço, quer por alunos, quer por docentes. 
A Equipa da Biblioteca Escolar lança de novo o desafio, Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”. Pensem numa frase criativa, escrevam-na no documento disponível para o efeito e a coloquem-na na Caixa de Correio da BE. As três melhores frases serão publicadas no Bibliomilhaços e os seus autores receberão um prémio. PARTICIPEM!
Aproveitamos ainda para divulgar o cartaz do Mês das Bibliotecas Escolares elaborado pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento.

A Professora Bibliotecária

26 de set de 2011

Desejos de um Excelente Ano Lectivo





“Porque a biblioteca…
faz leitores críticos e autónomos, estimula a curiosidade, a imaginação e a partilha ...
ela é o lugar mais fantástico do mundo!
Acredito que a biblioteca escolar desempenha uma função indispensável na aprendizagem, nas atividades desenvolvidas nas várias disciplinas, nos projetos de natureza interdisciplinar ou transdisciplinar e ainda na ocupação dos tempos livres.
A todos os que trabalham, colaboram e usam as bibliotecas escolares desejo um bom ano letivo 2011/12.”
Dr.ª Teresa Calçada
(Coordenadora Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares)

27 de jun de 2011

Férias!





A Equipa da Biblioteca Escolar deseja a todos os elementos da comunidade educativa umas óptimas férias.
Aproveitem o merecido descanso para Ler+.
A Professora Bibliotecária
Valentina Pereira

1.ª Corrida de Carros Solares do Seixal








Neste sábado, dia 25 de Junho teve lugar a EBVM a 1.ª Corrida de Carros Solares do Seixal.
Este evento foi promovido pela EBVM em conjunto com a Agência de Energia do Seixal e contou com o patrocínio da Câmara Municipal do Seixal. Várias escolas do concelho participaram nesta iniciativa.
O grande objectivo desta actividade foi sensibilizar a comunidade educativa para o uso da energia solar nos diferentes aspectos do dia-a-dia.
A construção de pequenos carros solares a partir da reutilização de materiais de uso diário permitiu que os alunos aplicassem a energia renovável, permitindo-lhes estabelecer um termo de comparação com o consumo de combustíveis fósseis.
Os grandes vencedores desta corrida foram:
1.º lugar – “Carro de Energia” – parceria EBVM/ EB1/JI da Quinta de S. Nicolau;
2.º lugar – “School” – EB1/JI da Quinta de S. Nicolau;
3.º lugar – “Popo Gigio” – EBVM.
Durante a manhã deste dia, os visitantes puderam ainda visitar exposições de trabalhos de alunos, visualizar equipamentos na área das energias renováveis e assistir à peça de teatro “Um grito, um eco, uma canção … Huguinho diz não à poluição”, realizada pelos alunos do Núcleo de Expressão Dramática (turma 5.ºN).
Parabéns a aos professores Ricardo Maurício e Ana João Martins, responsáveis pela organização do evento e a todos os alunos cuja participação e empenho tornaram esta manhã memorável.
A Equipa da BE

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

Durante a última semana de actividades lectivas, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais levou a cabo várias actividades nomeadamente, as Olimpíadas da Matemática e das Ciências Físico-Químicas e o Campeonato do Cálculo Mental.
Apresentamos de seguida os resultados das diferentes actividades:
Olimpíadas 2.º Ciclo
1º lugar - Mariana Dias, 6.º F
2º lugar em ex quo - Estela Flambó, 6.º F; Gabriel Lopes, 6.º B e Pedro Pires, 6º M
Olimpíadas 3.º Ciclo
1.º lugar – João Senra, 8.ºC
2.º lugar – Cláudia Antunes, 8.º D
3.º lugar – João Carvalho, 9.º D 
Campeonato do Cálculo Mental 2.º Ciclo
1.º lugar - Vasco Rocha, 5.º A
2.º lugar - Guilherme Melo, 5.º C
3.º lugar - Ruben Branquinho, 5.º J
Campeonato do Cálculo Mental 3.º Ciclo
1.º lugar – Robin Stref, 7.º B
2.º lugar – João Gomes, 7.º C
3.º lugar – Bernardo Cruz, 7.º D
Os nossos alunos participaram ainda na prova Canguru Matemático sem Fronteiras.
Publicamos em:

http://issuu.com/valentinapereira/docs/resultados_nacionais os 10 melhores classificados do 6.º ano (Categoria ESCOLAR) que concorreram a nível nacional, num universo de 33913 alunos nesta categoria. Os discentes de 8.º ano entraram na categoria BENJAMIM (num universo de 20538 alunos a nível nacional), por último, o 9.º ano participou na categoria CADETE (num universo de 7004 
alunos a nível nacional).
Parabéns a todos os intervenientes.

A Equipa da BE

21 de jun de 2011

Voz e Guitarra


Hoje, no intervalo grande da manhã, houve grande animação na Sala de Professores. 
O professor Manuel Luís Guerra e os alunos Rita Sequeira, 6.º B, Francisca Beleza, 6.º F, Rute Bráz, Mariana Dias, 6.º F, Marta Rodrigues, 7.º A, Bruno Rocha, 8.º C e João Senra, 8.º C apresentaram a actividade “Voz e Guitarra”.
Professor e alunos interpretaram vários temas nomeadamente, Porto Covo de Rui Veloso, Wish You Were Here dos Pink Floyd e Clocks dos Coldplay. 
O público adorou a iniciativa.
                                 Parabéns aos alunos e ao professor.
A Equipa da BE