28 de mar de 2011

Semana da Leitura, da Poesia e da Árvore 2011





A Semana da Leitura teve início no dia 21 de Março com as comemorações do Dia da Árvore e da Poesia.
Neste contexto, os alunos construíram, sob orientação dos docentes das disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências Naturais a “Árvore dos Afectos”. Nos intervalos grandes da manhã e da tarde, os alunos de 2.º ciclo dançaram e cantaram na actividade “Uma árvore, um amigo”. Ao longo do dia, a Biblioteca Escolar, projectou no seu LCD, a apresentação “Árvores e Arbustos do Concelho do Seixal”, trabalho realizado pelos alunos do 6.º ano de escolaridade.
Neste mesmo dia, às 11:15h e às 16:15h toda a comunidade educativa levou à prática a acção “10 minutos de Leitura”, onde todos leram em simultâneo.
Ao longo da semana, tiveram lugar, várias actividades subordinadas à temática “A Poesia Acontece” orientadas pelos docentes de Língua Portuguesa de 3.º ciclo. A Biblioteca Escolar e o palco da escola foram os espaços eleitos para a realização de vários “Recitais de poesia”, actividades dinamizadas pelos alunos das turmas 7.º A, B, C, D e E; 8.º A, B, C, D, E e 9.º A, onde, os mesmos, declamaram e cantaram poesia ao som de instrumentos musicais. Por toda a escola, os discentes partilharam “Correntes de Poesia”, onde declamaram poemas a todos os membros da comunidade educativa. Os alunos produziram ainda “Trilhos poéticos” por todo o estabelecimento de ensino, onde, em pequenas pegadas divulgaram frases poéticas.
Ainda neste contexto, pela mão do 6.º C, realizou-se, na BE, a actividade “Poetas e Histórias Republicanas”, promovida, em articulação curricular, pelas docentes de Educação Musical, História e Língua Portuguesa.
Ao longo da semana, a convite da Biblioteca Escolar, vários familiares e encarregados de educação dos alunos, “Partilharam Leituras”, com grande empenho, nas turmas dos seus educandos.
Paralelamente, a Biblioteca Escolar, divulgou/ dinamizou outras actividades nomeadamente: “Uma mão cheia de poetas”, onde, no placard da BE, os alunos do 2.º ciclo de escolaridade, apresentaram pequenos poemas e / ou quadras sobre o molde das suas mãos, elaborados na disciplina de Língua Portuguesa; “A poesia está no ar”, projecção, no LCD da BE, de uma selecção de poemas de autores lusófonos, previamente elaborada por docentes de Língua Portuguesa de 3.º ciclo; “Ler com + Energia”, selecção de excertos de livros que alguns alunos leram aos colegas; “Apanhados a Ler”, muitos foram aqueles que a equipa da BE fotografou a ler e por último, “Oferta de Marcadores de Livros”, acção onde a BE produziu e ofereceu marcadores comemorativos à comunidade educativa.
Durante os intervalos, a Rádio Escolar também aderiu a estas comemorações, dinamizando a audição de poemas através da actividade “Ao som da poesia”.
Agradecemos a todos os alunos, professores e encarregados e educação que tornaram possível esta incrível semana da leitura 2011.
Mais uma vez, obrigada a todos os que leram connosco!

A Equipa da BE

16 de mar de 2011

Visita da dr.ª Teresa Calçada à Biblioteca Escolar

A Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares drª Teresa Calçada, acompanhada pelo coordenador interconcelhio Dr. Jorge Arrimar, visitou a nossa BE tendo sido recebida pela Direcção Executiva, pelas Professoras Bibliotecárias do Agrupamento, por vários elementos da Equipa da Biblioteca Escolar da escola sede e  por várias docentes que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido um excelente trabalho no âmbito da Articulação Curricular com este serviço. 
Esta visita veio na sequência da reunião que a dr.ª Teresa Calçada realizou, com os prof. bibliotecários dos concelhos de Almada e Seixal, na tarde de ontem, na escola secundária Ruy Luís Gomes no Laranjeiro onde todos juntos reflectimos sobre "A BE no desenvolvimento dos currícula".
A drª Teresa Calçada visitou ainda a BE da EB1/JI do Alto do Moinho, biblioteca escolar dirigida pela Coordenadora das professoras bibliotecárias do Agrupamento, Zélia Santos. 
Enquanto professoras bibliotecárias sentimos um grande orgulho pelo facto das nossas BE terem sido escolhidas para mostrarmos o nosso trabalho no âmbito da temática central do referido encontro: a articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e a Sala de Aula.
Agradecemos, uma vez mais, o apoio dado pelo corpo docente do Agrupamento de Escolas na obtenção deste reconhecimento pois, o mesmo só foi possível, graças ao trabalho colaborativo implementado no terreno.
Continuamos a contar convosco no futuro.                                       Valentina Pereira

15 de mar de 2011

Semana da Leitura 2011

Convidamos toda a comunidade educativa a participar na:


17 de fev de 2011

Concurso de Marcadores - Dia dos Namorados


Hoje, no intervalo grande da manhã, foram entregues os prémios relativos ao Concurso de Marcadores do Dia dos Namorados.
A qualidade dos trabalhos apresentados  pelos alunos dificultou a tarefa do Júri.
Após uma análise aprofundada dos critérios de selecção, o Júri divulgou os vencedores e procedeu à entrega dos prémios.
Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.
A Equipa da BE

9 de fev de 2011

Dia do Namorados 2011

O Cavaleiro da Dinamarca

No dia 4 de Fevereiro, pelas 16.00h, os alunos do 7.º ano assistiram à peça de teatro “A Viagem do Cavaleiro”, pela companhia Em Cena Produções, na nossa escola.
Esta dramatização ilustrou a obra do Plano Nacional de Leitura, O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen, que os alunos estão a estudar, actualmente, na área curricular de Língua Portuguesa, tendo sido a organização deste evento da responsabilidade das docentes Célia Santos e Maria de Fátima Valente.
Segundo a opinião dos alunos, os actores seguiram fielmente a obra de Sophia, porém introduziram alguns pormenores que deram à peça actualidade e comicidade, o que foi do agrado geral. O guarda-roupa, os adereços, o cenário também estavam adequados e foram diversificados. Assim, o palco da nossa escola ganhou vida e os alunos sentiram-se como se estivessem numa verdadeira sala de espectáculos.
No final, foi bem visível a satisfação e alegria presentes nos rostos dos nossos discentes.
A Equipa da BE

3 de fev de 2011

Dia Europeu da Internet Segura













No dia 8 de Fevereiro de 2011 comemora-se o Dia Europeu da Internet Segura.
É mais do que um jogo. É a tua vida” é este o lema do INSAFE para o corrente ano. 
Para que este dia seja assinalado na comunidade escolar, convidamos professores e alunos a dinamizarem actividades sobre as temáticas relacionadas com a Segurança na Internet, ao longo da segunda semana de Fevereiro.
A Biblioteca Escolar possui um dossier temático com  alguns recursos que os professores podem requisitar, nomeadamente, os alertas (conjuntos de materias que podem ser utilizados para dinamizar actividades com alunos sobre Segurança na Internet), onde se aprendem as regras a seguir para se obter garantias de segurança quando se navega na Internet  http://www.seguranet.pt/alertas/.
A Equipa da Biblioteca Escolar

Exposição - O quotidiano português no século XIX

Encontra-se patente, no átrio da Biblioteca Escolar, uma exposição subordinada à temática "O Quotidiano Português no século XIX", actividade dinamizada pelos docentes da disciplina de História e Geografia de Portugal e pelos alunos do 6.º ano de escolaridade.
A exposição apresenta trabalhos dos alunos sobre diversos aspectos dessa época, nomeadamente: a vida quotidiana no campo, na cidade, os meios de transporte e de comunicação, o vestuário, as inovações, a arte e a cultura.
As formas de apresentação dos trabalhos variam constando da exposição, maquetes, cartazes e brochuras que revelalam uma grande criatividade e originalidade.
Parabéns a todos os intervenientes.
A Equipa da Biblioteca Escolar 

10 de jan de 2011

Vamos cantar as Janeiras

No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, o Agrupamento Vertical de Escolas Vale de Milhaços comemorou esta efeméride.
Assim, no turno da manhã, os alunos do primeiro e quarto anos da EB1/JI do Alto do Moinho deslocaram-se à escola sede onde cantaram as Janeiras à Direcção Executiva e a todos os presentes.
Já da parte da tarde, a Val' Tuna, dirigida pelos professores Luís Ornelas e José Coelho presentearam a comunidade educativa com cantares alusivos ao dia.

Parabéns aos intervenientes.
A Equipa da BE

16 de dez de 2010

Feliz Natal e um Excelente 2011

A Equipa da Biblioteca Escolar deseja um Feliz Natal
e um Excelente 2010 a toda a Comunidade Educativa.



Deliciem-se com as decorações de Natal da EBVM.
Parabéns a alunos e professores!
A Equipa da BE

Há Teatro na Biblioteca!

"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana."
 (Frederico García Lorca)
Na última semana de aulas do 1.º período, as turmas 7.ºB, 7.ºE e 8.ºB apresentaram pequenas dramatizações, que prepararam na opção de Teatro.
No primeiro período, Os sétimos anos leram o livro O Menino Nicolau, dos autores Sempé e Goscinny, e elaboraram um resumo, em Língua Portuguesa. Também assistiram ao filme com o mesmo título, no âmbito da Língua Francesa. Finalmente, escolheram um capítulo para prepararem uma dramatização, na disciplina de Teatro. Estas actividades estiveram integradas nas comemorações do quinquagésimo aniversário deste livro, organizada pela nossa Biblioteca Escolar.
No oitavo ano, os alunos adaptaram um capítulo do livro O 10 Magnífico, escrito por Anna Cerasoli, cujo título é “Caça ao Mister X”. Este trabalho foi realizado numa parceria entre a disciplina de Matemática e a opção de Teatro.
Resta dizer que os nossos pequenos/grandes “actores” se saíram muito bem e que o público correspondeu de forma extremamente calorosa.
Finalmente, agradecemos à professora Valentina pelo bom acolhimento que tivemos na sua/nossa Biblioteca e prometemos voltar a oferecer Teatro na Biblioteca!
Professora Vanda Barreiras

15 de dez de 2010

Bibliotequices


Apresentamos em anexo o número 1 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às actividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 1.º período deste ano lectivo.
Assim,  nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste primeiro período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: a Comemoração do Centenário da República, o Mês das Bibliotecas Escolares e a Estação do Livro.
A dinamização destas actividades promoveu a articulação curricular, a literacia da informação, a promoção da leitura e a formação de utilizadores e impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, permitindo a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
Boas festas e excelentes leituras!
O Bibliotequices

6 de dez de 2010

Dia Mundial dos Direitos Humanos

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. "
Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos


No dia 10 de Dezembro, celebra-se a adopção em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios.
As comemorações desta efeméride na EBVM tiveram por base um projecto de articulação curricular que abrangeu as disciplinas de Geografia e Língua Inglesa e das áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Formação Cívica envolvendo os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Neste contexto, os discentes produziram trabalhos em forma de desdobráveis sobre a diversidade cultural no mundo, reproduziram artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e produziram biografias de grandes humanistas.
Estes trabalhos estão patentes numa exposição na Biblioteca Escolar.
A Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa através da produção e oferta de marcadores de livros alusivos à temática.
A Equipa da BE

29 de nov de 2010

Estação do Livro 2010

A "Estação do Livro", actividade dinamizada pela Biblioteca Municipal do Seixal e por todas as bibliotecas escolares do concelho pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, decorreu este ano entre 15 e 26 de Novembro.
O tema anual da Biblioteca Municipal do Seixal "Representações" foi o ponto de partida para as actividades que envolveram professores e alunos.
Neste âmbito, teveram lugar na EBVM várias iniciativas de animação e promoção da leitura, nomeadamente:
- Feira do Livro - Ao longo da semana os alunos manusearam e adquiriram livros - dinamizador Equipa da BE e Eurolivros;
- ABC para Ler BD - Atelier de Banda Desenhada - dinamizador Nuno Saraiva;
- Representações da Afectividade e da Sexualidade Positiva - Partilha de ideias/ Debate - dinamizador Alfredo Silva;
- Conto Tradicional - Contos tradicionais portugueses - dinamizador António Fontinha;
- Teatro de Sombras - Sessão de marketing e publicidade - dinamizadora Alexandra Silva;
- O Príncipe Feliz - Conto  - dinamizadora Manuela Justino.
Os alunos do 6.º C assistiram ainda ao espectáculo de poesia no âmbito das Comemorações do Centenário da República, "Poetas e Histórias Republicanas", dinamizado pelo Museu da Poesia.
Foi uma semana fantástica!
A Equipa da BE

Thanksgiving


Pela primeira vez a EBVM comemorou o Dia de Acção de Graças.
Este evento teve lugar no dia 25 de Novembro.
O grupo disciplinar de Língua Inglesa de 3.º ciclo organizou, na Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos de alunos sobre o tema, onde não faltaram acessórios e decoração relativos à efeméride.
Na Sala dos Professores, foi servida uma refeição alusiva à temática cuja ementa incluiu peru e batata-doce. Os alunos de oitavo ano de escolaridade, cozinharam tartes de maçã que foram servidas como sobremesa, angariando assim fundos para a sua viagem de finalistas.
O primeiro Thanksgiving foi comemorado pelos colonos e índios americanos da colónia de Nova Inglaterra no início do século 17, com a intenção de agradecer a Deus pela óptima colheita. No entanto, a sua origem, remonta aos festivais tradicionais das colheitas que se realizam desde tempos imemoriais.
Actualmente, o dia de Acção de Graças comemora-se nos EUA na quarta quinta-feira de Novembro e no Canadá na segunda segunda-feira de Outubro, consoante a data do fim das colheitas. Neste dia, a maioria das pessoas reúne-se com a família e os amigos para o tradicional banquete de Acção de Graças.

15 de nov de 2010

Feira do Livro

Entre dia 15 e dia 19 de Novembro decorre, na Biblioteca Escolar, a "Feira do Livro", evento cheio de cor e de livros fantásticos para ler e sonhar...
Podes e deves comprar muitos livros.
Aproveita para deixares o troco no "Sapatinho da BE", queremos comprar muitos livros e DVD novos.
Participa!
A Equipa da BE

Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

No dia 10 de Novembro tiveram lugar, na EBVM, as comemorações do dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.
Este dia comemorativo tem como objectivo promover uma reflexão sobre a função que a ciência desempenha na construção de um mundo melhor.
Para comemorar a efeméride, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais organizou uma exposição onde apresentou trabalhos produzidos por alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.
Este trabalho colaborativo foi o resultado de uma articulação entre as disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e da Natureza, Ciências Fisíco-Químicas, História, área curricular não disciplinar de Estudo Acompanhado e  Biblioteca Escolar.
A temática da exposição versou biografias de grandes cientistas.
Esta exposição está patente em dois locais deste estabelecimento de ensino, no pavilhão A e na sala do Aluno, onde exibe, respectivamente, a forma de friso cronológico e de galeria.
O departamento curricular produziu ainda marcadores de livros alusivos à temática que foram distribuídos aos alunos aquando da sua visita à exposição.
A Biblioteca Escolar associou-se a esta iniciativa, promovendo pequenas sessões de visualização de filmes sobre a vida e a obra de grandes cientistas.
A Equipa da BE

9 de nov de 2010

"Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar"


Durante o mês de Outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Equipa da Biblioteca Escolar lançou um desafio a todos os alunos, o Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”.
Neste contexto, a Equipa da BE congratula-se com o facto dos discentes terem aderido entusiasticamente à actividade.
Foram muitas as frases criativas que foram colocadas na Caixa de Correio da BE.
Seguidamente, tal como prometido, publicamos as frases premiadas:
1.º prémio
“Na biblioteca pode-se: estudar, criar, sonhar, pesquisar, saber e respeitar, nunca desistir. “Vou recordar.”
Joana Oliveira, nº 14, 5º H
2.º prémio
“Como gosto de ler, costumo encontrar o que quero e descobrir coisas novas e bem actuais.
Estar lá é estar no meu mundo.”
Emanuel Valente, nº 12, 6º N
3.º prémio
“… Porque é um lugar de fantasia onde existem monstros, princesas, sapos encantados, castelos de fantasia
…e tudo está num simples livro da biblioteca.”
Manuel Camarneiro, nº 17, 6º C
Os alunos vencedores receberam um livro e um marcador.
PARABÉNS aos vencedores e o nosso obrigado a todos os participantes!
A Professora Bibliotecária

3 de nov de 2010

20 de out de 2010

Outubro "Mês da Biblioteca Escolar"

Outubro já chegou e, com ele, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Para este ano, a IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) apresenta o tema “Diversidade, Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar”
Ao longo deste mês, continuaremos a divulgar este serviço e a motivar a sua utilização, quer por alunos, quer por docentes.
Apresentamos aos nossos utentes uma pequena mostra de livros e marcadores alusivos ao tema.
É nossa missão promover e a valorizar o papel da Biblioteca Escolar na construção de competências e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Neste contexto, a Equipa da Biblioteca Escolar lança-te um desafio, o Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”. Assim, sugerimos que penses numa frase criativa, que a escrevas no documento disponível para o efeito e a coloques na Caixa de Correio da BE.
As três melhores frases serão publicadas no Bibliomilhaços (blogue da BE) e os seus autores receberão um prémio.
PARTICIPA!
A Professora Bibliotecária