30 de abr. de 2012

Notícias - Projeto Comenius




Como já noticiámos, a Escola Básica Vale de Milhaços está envolvida numa parceria com uma escola húngara e uma escola espanhola, no âmbito do projeto Comenius, financiado pela União Europeia.

De 10 a 15 de abril, alguns professores e dezanove alunos do 8º ano deslocaram-se a Candás, uma vila situada nas Astúrias onde conviveram e trabalharam em conjunto com as escolas envolvidas neste projeto. Treze dos alunos portugueses tiveram o privilégio de ficar alojados em casa de alunos espanhóis, onde foram tratados com muito carinho.
Foi uma experiência enriquecedora para todos. Aprendemos mais sobre as semelhanças e diferenças existentes em alguns aspetos da cultura portuguesa, espanhola e húngara, visitámos vários locais interessantes como Covadonga e o museu marítimo de Luanco  e, claro,  fizemos novos amigos.
Na semana de 21 a 25 de maio, será a vez das escolas estrangeiras envolvidas neste projeto virem à nossa escola e de conhecerem melhor a nossa realidade. Estamos a preparar-nos para os receber!
A Equipa Comenius

17 de abr. de 2012

Viagem de Finalistas 2012



A 16.ª viagem de finalistas da EBVM decorreu entre 30 de março e 3 de abril. Desta vez, os alunos de 9.º ano foram conhecer Madrid, a capital do nosso "país irmão".
Tratou-se de mais uma viagem que aliou a cultura à diversão. Assim, os finalistas tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos de interesse da capital de Espanha, assim como de visitar o Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis, onde puderam observar, entre outras obras, o famoso quadro "Guernica", de Picasso. A viagem incluiu, ainda, uma visita a Mérida e ao seu Museu Nacional de Arte Romana, assim como ao Mosteiro do Escorial, local importantíssimo da história de Espanha.
No que diz respeito à diversão, os finalistas passaram dois dias fantásticos no Parque Warner Madrid, um mundo cheio de adrenalina e fantasia.
Juntamente com os nossos finalistas, participaram nesta viagem os finalistas da EBI de Vale Rosal e alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da ES Manuel Cargaleiro. O convívio entre todos foi bastante saudável e alegre.
Finalmente, louva-se o comportamento correto de todos os alunos, que demonstraram, mais uma vez, que são pessoas bem formadas, respeitadoras e merecedoras da confiança dos professores acompanhantes, dos pais e encarregados de educação e do órgão de gestão do agrupamento.
Agora, desejamos que todos trabalhem com empenho, durante este último e decisivo período, para chegarem, com sucesso, ao final da sua permanência nesta escola.
Professora Vanda Barreiras

16 de abr. de 2012

Olimpíadas do DCSH/ Departamento do 1.º Ciclo


Na quinta-feira dia 12 de Abril tiveram lugar, na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento, as provas finais das Olimpíadas do Estudo de Meio/ vertente História de Portugal relativas às turmas do 4.º ano de escolaridade. 
Os alunos participaram com empenho na actividade. Foi um sucesso!
Seguidamente procedemos à entrega dos prémios.
Por último apresentamos os resultados obtidos em todas as provas destas Olimpíadas:
Parabéns a alunos e professores pelo sucesso de mais uma actividade de articulação vertical.
A Equipa da BE