31 de mai. de 2011

Bibliotequices



Apresentamos em destaque o número 2/2011 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às actividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo dos 2.º e 3.º períodos deste ano lectivo.
Assim,  nesta edição apresentamos os dois grandes acontecimentos que marcaram, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: a "Semana da Árvore, da Leitura e da Poesia" e as "Olimpíadas da História e Geografia".
A dinamização destas actividades promoveu a articulação curricular, a literacia da informação e a promoção da leitura e impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, permitindo a integração de toda a comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até para o próximo ano!
O Bibliotequices

26 de mai. de 2011

Val'Tuna no VII Fórum Seixal Saudável

A tuna da nossa escola, Val’Tuna, foi convidada pela Câmara Municipal do Seixal, a participar no VII Fórum Seixal Saudável.
Assim, no passado dia 20 de Maio, na Quinta da Valenciana, alunos e professores abrilhantaram esta iniciativa com a apresentação de vários temas musicais que deliciaram a vasta plateia, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, e a Vereadora Corália Loureiro. Os presentes fizeram rasgados elogios à qualidade artística e musical apresentada e ao trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos e pelos professores responsáveis pelo projecto, José Coelho e Luís Ornelas.
Esta iniciativa contou, mais uma vez, com a colaboração da professora Guilhermina Branco, que acompanhou a Val’Tuna neste espectáculo.
Parabéns Val’Tuna por mais uma excelente representação da nossa escola junto da comunidade concelhia.

25 de mai. de 2011

Dá-me Música














Rádio ao Desafio
No passado dia 20 de Maio decorreu na Biblioteca do Seixal, a festa de emissão especial de encerramento do Projecto “Dá-me Música” integrado no plano de actividades da Câmara Municipal do Seixal/Biblioteca Municipal e do Agrupamento Vertical de Escolas Vale de Milhaços.
A escola fez-se representar bem por um grupo de alunos do 7º C. O João, o Diogo, e o Tiago que elaboraram e apresentaram um guião de programação de emissão subordinada ao tema: “Origens” – D. Afonso Henriques.
Houve a preocupação por parte do grupo de respeitar não só a temática como também as escolhas musicais seleccionadas. Usaram um vocabulário e uma dicção perfeita que mereceu da parte da responsável, Drª Paula Salema elogios à sua prestação.
Vale a pena continuar a apostar no desempenho dos nossos alunos que honram com estas iniciativas o bom nome da escola.
A Coordenadora do Projecto
Guilhermina Branco

19 de mai. de 2011

Já se encontra disponível para empréstimo o livro Melhorar a prática profissional, um quadro de referência para a docência «da conhecida perita americana e consultora internacional, Professora Charlotte Danielson, com o objectivo de facultar aos professores um quadro de referência susceptível de estimular uma prática profissional docente susceptível  de estimular um prática profissional docente e ambicios» (in Prefácio).
A Equipa da BE  

11 de mai. de 2011

Olimpíadas da Gramática e das Ciências Sociais e Humanas

Nos últimos dias de aulas do 2.º período, tiveram lugar, na Biblioteca Escolar, as Olimpíadas da Gramática e das Ciências Sociais e Humanas. Estas actividades foram dinamizadas, respectivamente, pelo grupo disciplinar de Língua Portuguesa do 3.º ciclo e pelos grupos disciplinares de História e Geografia de Portugal, História e Geografia, em articulação com a Biblioteca Escolar.
Foram dias repletos de dinamismo em que "acção" foi a palavra de ordem e onde foram colocados à prova, de forma lúdica, os conhecimentos e as competências adquiridas pelos discentes ao longo do ano lectivo.
Ontem, na Biblioteca Escolar, foram entregues os prémios aos vencedores.
Publicamos, em anexo, fotos destas actividades e as tabelas com os resultados obtidos  nas diferentes provas.
Parabéns aos alunos e professores.
 A Equipa da BE