28 de mar. de 2011

Semana da Leitura, da Poesia e da Árvore 2011





A Semana da Leitura teve início no dia 21 de Março com as comemorações do Dia da Árvore e da Poesia.
Neste contexto, os alunos construíram, sob orientação dos docentes das disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências Naturais a “Árvore dos Afectos”. Nos intervalos grandes da manhã e da tarde, os alunos de 2.º ciclo dançaram e cantaram na actividade “Uma árvore, um amigo”. Ao longo do dia, a Biblioteca Escolar, projectou no seu LCD, a apresentação “Árvores e Arbustos do Concelho do Seixal”, trabalho realizado pelos alunos do 6.º ano de escolaridade.
Neste mesmo dia, às 11:15h e às 16:15h toda a comunidade educativa levou à prática a acção “10 minutos de Leitura”, onde todos leram em simultâneo.
Ao longo da semana, tiveram lugar, várias actividades subordinadas à temática “A Poesia Acontece” orientadas pelos docentes de Língua Portuguesa de 3.º ciclo. A Biblioteca Escolar e o palco da escola foram os espaços eleitos para a realização de vários “Recitais de poesia”, actividades dinamizadas pelos alunos das turmas 7.º A, B, C, D e E; 8.º A, B, C, D, E e 9.º A, onde, os mesmos, declamaram e cantaram poesia ao som de instrumentos musicais. Por toda a escola, os discentes partilharam “Correntes de Poesia”, onde declamaram poemas a todos os membros da comunidade educativa. Os alunos produziram ainda “Trilhos poéticos” por todo o estabelecimento de ensino, onde, em pequenas pegadas divulgaram frases poéticas.
Ainda neste contexto, pela mão do 6.º C, realizou-se, na BE, a actividade “Poetas e Histórias Republicanas”, promovida, em articulação curricular, pelas docentes de Educação Musical, História e Língua Portuguesa.
Ao longo da semana, a convite da Biblioteca Escolar, vários familiares e encarregados de educação dos alunos, “Partilharam Leituras”, com grande empenho, nas turmas dos seus educandos.
Paralelamente, a Biblioteca Escolar, divulgou/ dinamizou outras actividades nomeadamente: “Uma mão cheia de poetas”, onde, no placard da BE, os alunos do 2.º ciclo de escolaridade, apresentaram pequenos poemas e / ou quadras sobre o molde das suas mãos, elaborados na disciplina de Língua Portuguesa; “A poesia está no ar”, projecção, no LCD da BE, de uma selecção de poemas de autores lusófonos, previamente elaborada por docentes de Língua Portuguesa de 3.º ciclo; “Ler com + Energia”, selecção de excertos de livros que alguns alunos leram aos colegas; “Apanhados a Ler”, muitos foram aqueles que a equipa da BE fotografou a ler e por último, “Oferta de Marcadores de Livros”, acção onde a BE produziu e ofereceu marcadores comemorativos à comunidade educativa.
Durante os intervalos, a Rádio Escolar também aderiu a estas comemorações, dinamizando a audição de poemas através da actividade “Ao som da poesia”.
Agradecemos a todos os alunos, professores e encarregados e educação que tornaram possível esta incrível semana da leitura 2011.
Mais uma vez, obrigada a todos os que leram connosco!

A Equipa da BE

Nenhum comentário:

Postar um comentário