16 de dez. de 2010

Feliz Natal e um Excelente 2011

A Equipa da Biblioteca Escolar deseja um Feliz Natal
e um Excelente 2010 a toda a Comunidade Educativa.



Deliciem-se com as decorações de Natal da EBVM.
Parabéns a alunos e professores!
A Equipa da BE

Há Teatro na Biblioteca!

"O teatro é a poesia que sai do livro e se faz humana."
 (Frederico García Lorca)
Na última semana de aulas do 1.º período, as turmas 7.ºB, 7.ºE e 8.ºB apresentaram pequenas dramatizações, que prepararam na opção de Teatro.
No primeiro período, Os sétimos anos leram o livro O Menino Nicolau, dos autores Sempé e Goscinny, e elaboraram um resumo, em Língua Portuguesa. Também assistiram ao filme com o mesmo título, no âmbito da Língua Francesa. Finalmente, escolheram um capítulo para prepararem uma dramatização, na disciplina de Teatro. Estas actividades estiveram integradas nas comemorações do quinquagésimo aniversário deste livro, organizada pela nossa Biblioteca Escolar.
No oitavo ano, os alunos adaptaram um capítulo do livro O 10 Magnífico, escrito por Anna Cerasoli, cujo título é “Caça ao Mister X”. Este trabalho foi realizado numa parceria entre a disciplina de Matemática e a opção de Teatro.
Resta dizer que os nossos pequenos/grandes “actores” se saíram muito bem e que o público correspondeu de forma extremamente calorosa.
Finalmente, agradecemos à professora Valentina pelo bom acolhimento que tivemos na sua/nossa Biblioteca e prometemos voltar a oferecer Teatro na Biblioteca!
Professora Vanda Barreiras

15 de dez. de 2010

Bibliotequices


Apresentamos em anexo o número 1 do Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas relativo às actividades desenvolvidas em articulação vertical ao longo do 1.º período deste ano lectivo.
Assim,  nesta edição apresentamos três acontecimentos que marcaram, neste primeiro período, o trabalho das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas: a Comemoração do Centenário da República, o Mês das Bibliotecas Escolares e a Estação do Livro.
A dinamização destas actividades promoveu a articulação curricular, a literacia da informação, a promoção da leitura e a formação de utilizadores e impulsionou o trabalho colaborativo entre a BE e a sala de aula, permitindo a integração da comunidade educativa.
A participação de todos os intervenientes foi real e eficaz pelo que, as professoras bibliotecárias, agradecem a todos os envolvidos o seu empenho.
Até breve!
Boas festas e excelentes leituras!
O Bibliotequices

6 de dez. de 2010

Dia Mundial dos Direitos Humanos

"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. "
Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos


No dia 10 de Dezembro, celebra-se a adopção em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Esta Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios.
As comemorações desta efeméride na EBVM tiveram por base um projecto de articulação curricular que abrangeu as disciplinas de Geografia e Língua Inglesa e das áreas curriculares não disciplinares de Estudo Acompanhado e Formação Cívica envolvendo os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Neste contexto, os discentes produziram trabalhos em forma de desdobráveis sobre a diversidade cultural no mundo, reproduziram artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e produziram biografias de grandes humanistas.
Estes trabalhos estão patentes numa exposição na Biblioteca Escolar.
A Biblioteca Escolar associou-se à iniciativa através da produção e oferta de marcadores de livros alusivos à temática.
A Equipa da BE