20 de out. de 2010

Outubro "Mês da Biblioteca Escolar"

Outubro já chegou e, com ele, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Para este ano, a IASL (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) apresenta o tema “Diversidade, Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar”
Ao longo deste mês, continuaremos a divulgar este serviço e a motivar a sua utilização, quer por alunos, quer por docentes.
Apresentamos aos nossos utentes uma pequena mostra de livros e marcadores alusivos ao tema.
É nossa missão promover e a valorizar o papel da Biblioteca Escolar na construção de competências e no apoio ao processo de ensino e aprendizagem.
Neste contexto, a Equipa da Biblioteca Escolar lança-te um desafio, o Concurso de Frases: “Uma boa razão para usar a Biblioteca Escolar”. Assim, sugerimos que penses numa frase criativa, que a escrevas no documento disponível para o efeito e a coloques na Caixa de Correio da BE.
As três melhores frases serão publicadas no Bibliomilhaços (blogue da BE) e os seus autores receberão um prémio.
PARTICIPA!
A Professora Bibliotecária

Petit Nicolas faz 50 anos


O menino Nicolau, rapaz irrequieto e distraído nasceu há 50 anos fruto da imaginação dos autores franceses Sempé e Goscinny.
Esta personagem apareceu pela primeira vez em 1956 numa tira de banda desenhada num jornal belga com desenho de Sempé e história de Agostini, um pseudónimo de René Goscinny. A sua primeira história foi publicada em 1959 na revista Pilote e o primeiro livro surgiu em 1960.
Sempé (desenho) e Goscinny (argumento) colocaram nestas histórias um pouco das suas infâncias e tentaram sempre colocar-se no papel de uma criança, contando aventuras na perspectiva de quem é pequeno, sonhador, sem responsabilidades e que não compreende as atitudes dos adultos.
Em Portugal, estão publicados, entre outros, os volumes "O menino Nicolau", "As férias do menino Nicolau", "As Aventuras do menino Nicolau" e "Eu sou o maior".
Neste contexto, com o intuito de promover a leitura e desenvolver competências, os grupos disciplinares de Língua Francesa, Língua Portuguesa e Teatro em conjunto com a Biblioteca Escolar estão a promover várias actividades de articulação curricular nomeadamente, sessões de leitura, dramatizações e mostra de livros.

Em Setembro de 2009 estreou nos cinemas franceses a adaptação cinematográfica "Le petit Nicolas", de Laurent Tirard. No domingo passado, os alunos do 7.º ano, foram assistir a uma sessão no Fórum Romeu Correia, em Almada, acompanhados pelas professoras Teresa Lopes, Vanda Barreiras, Fátima Valente e Valentina Pereira.
Na Biblioteca Escolar está patente uma pequena exposição subordinada à temática.
A Equipa da BE

11 de out. de 2010

Peditório AMI 2011

De 22 a 25 de Outubro decorre o peditório anual da AMI.
O nosso Agrupamento junta-se, mais uma vez, à iniciativa, havendo uma lata em cada escola de 1º ciclo e quatro na EB 2,3.
Na nossa escola, contamos com a colaboração de alguns alunos interessados que apenas poderão circular com a sua lata dentro da escola e sem prejuízo do decorrer normal das aulas.
Apenas haverá 4 latas a circular pela escola em cada dia ; numa turma apenas poderá haver uma lata.
Os alunos interessados deverão dizê-lo ao DT; a distribuição das latas nos dias 22 e 25 de Outubro estará a cargo das coordenadoras de ciclo, Glória Martins e Teresa Lopes.
Também existe a possibilidade da realização de palestras sobre as acções da AMI junto de turmas interessadas.
Tal como em anos anteriores, contamos com a solidariedade que alunos, professores e EE deste Agrupamento têm demonstrado nas campanhas da AMI.
As coordenadoras de ciclo: Glória Martins e Teresa Lopes

6 de out. de 2010

Comemorações do Centenário da República

Passaram 100 anos desde que a República foi proclamada nos concelhos de Almada e Seixal, no dia 4 de Outubro de 1910.
Hoje recriou-se o acontecimento na nossa Escola.
Neste contexto, a República foi proclamada da janela da Biblioteca Escolar. O discurso do Dr. José Relvas, proferido pelos alunos da turma 6º H, fez-se ouvir junto da população escolar, que entusiasmada, assistia ao acontecimento:
«O Governo da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a República para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos. E porque a República para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da Armada que não tomaram parte no Movimento se apresentem no Quartel - general a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo Regime.
Viva a República!
Viva a República!»
Seguidamente, os alunos das turmas 6º C e G, sob direcção da professora Guilhermina Branco, entoaram “A Portuguesa”, tendo sido acompanhados pela assistência.
Este dia ficou marcado para a posteridade através plantação da “Árvore do Centenário”, actividade dinamizada pela professora Rosa Henriques e pelos alunos do 6º H. Foi plantada uma “Eugénia” cujas raízes crescerão firmes e profundas como se pretende que a República se mantenha de modo a embelezar a nossa escola com as suas flores e frutos.
Na Biblioteca Escolar podemos ainda explorar uma exposição em que as imagens e os livros relativos à época nos fazem recuar no tempo e compreender os acontecimentos ocorridos.
Para completar a descoberta deste período da nossa História está patente, no átrio adjacente à Biblioteca Escolar, até ao dia 12 de Outubro, uma exposição organizada pela área curricular disciplinar de História e Geografia de Portugal.

A Equipa da BE

4 de out. de 2010

Eco-Escolas 2010

No passado dia 24 de Setembro, as alunas Inês Correia e Marta Palma, do 9º A, acompanharam as professoras Helena Lança e Vanda Barreiras, em representação da nossa escola, à cerimónia de entrega do Galardão Bandeira Verde Eco-Escola 2010, em Ourém, que concentrou alunos e professores de todo o país.
As nossas representantes visitaram as exposições, participaram nas actividades e assistiram a um espectáculo de circo, ao qual se seguiram diversas apresentações promovidas por diferentes escolas da região, culminando com a entrega da Bandeira Verde a mais de mil escolas portuguesas.
Com duas Bandeiras já atribuídas, a nossa escola prepara-se agora para um novo ano cheio de actividades em prol da preservação do ambiente e para a conquista do terceiro galardão, cuja atribuição estará dependente de uma avaliação externa mais rigorosa que as anteriores.
A escola conta com a habitual participação e empenho de toda a comunidade educativa para provar que é merecedora desta distinção.
Professora Helena Lança