28 de jun. de 2010

Bibliotequices

Finalmente foi publicado o número 1 do Bibliotequices, Boletim das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas.
Mais uma vez, agradecemos a todos aqueles que, ao longo do ano lectivo cooperaram com as Professoras Bibliotecárias. Pois, só através deste trabalho colaborativo, e desta articulação se levou à prática um conjunto de actividades que contribuiu, efectivamente, para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes e respectiva afirmação e reconhecimento do papel da Biblioteca Escolar.
A Equipa da BE

Marchas Populares 2010

   




O ano lectivo 2009-2010 marca o regresso da EBVM às Marchas Populares do concelho do Seixal.
O tema escolhido este ano foi a defesa do ambiente, ou não fosse a EBVM uma Eco-Escola. A música utilizada é da autoria de José Carlos Godinho, a letra das professoras Rosa Henriques e Silvie Ornelas, tendo esta última emprestado a sua voz à efeméride. Todo o trabalho de encenação e coreografia foi da responsabilidade dos professores Patrícia Ferreira, Glória Martins, Marta Teixeira e Luís Ornelas.
Alunos e graúdos estão de parabéns, pois, representaram da melhor forma a nossa escola.
A Equipa da BE

21 de jun. de 2010

Olimpíadas da Leitura

Também os grupos disciplinares de Língua Portuguesa, em articulação com as Professoras Bibliotecárias do Agrupamento, planificaram e concretizaram, no decorrer da última semana de aulas, as III Olimpíadas da Leitura.
As provas  do 4.º, 5.º, 6.º, 7.º e 8.º anos tiveram por base a leitura de obras do Plano Nacional de Leitura, trabalhadas em contexto de sala de aula, no âmbito da Leitura Orientada.
As finais desta actividade realizaram-se, em simultâneo, nas diferentes Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas. As provas foram realizadas em suporte informático.
Parabéns à organização, aos vencedores e a todos os participantes, por mais esta actividade de promoção da leitura e de articulação curricular.
A Equipa da BE

Olimpíadas da Matemática e Ciências Experimentais




No decorrer da última semana de actividades lectivas realizaram-se as Olimpíadas da Matemática de Agrupamento.
As finais desta actividade tiveram lugar na Biblioteca Escolar da Escola sede.
As provas, em formato digital fizeram as delícias dos mais novos.
Os nossos parabéns a alunos e professores que tornaram possível esta actividade didáctico-ludica exemplar no âmbito da articulação curricular, quer horizontal, quer vertical.
A Equipa da BE

16 de jun. de 2010

Comemorações do Centenário da República

No passado dia 10 de Junho, dia de Portugal, teve lugar a inauguração da exposição comemorativa do "Centenário da República" disponibilizada pelo Departamento Bibliotecas e Arquivos da Divisão de Gestão de Bibliotecas da C. M. Lisboa. Esta exposição é composta por painéis alusivos à Revolução do 5 de Outubro de 1910.
Paralelamente, os grupos disciplinares de História e Geografia de Portugal, História e Educação Visual e Tecnológica apresentaram trabalhos realizados pelos alunos do 5º, 6º e 9º ano no contexto das Comemorações do Centenário da República. A inauguração desta exposição conjunta contou com a presença da turma 5 º C, que cantou o Hino de Portugal.
A Equipa da BE

Escola sempre Ecológica

No passado dia 7 de Junho, celebrámos o dia Eco-escolas com diversas actividades.
Assim, entre outras louváveis iniciativas, os alunos distribuíram e receberam folhetos informativos, camisolas e autocolantes, assistiram a palestras e viram filmes sobre a temática do ambiente. Para além disso, efectuou-se uma nova troca de lâmpadas, realizaram-se exposições de trabalhos e foram distribuídos marcadores de livros produzidos pelos alunos.
Apenas uma das iniciativas acabou por não ter muita adesão: não se concretizou o desejo de realizar o tão ambicionado dia sem carros! Mas não vamos perder a esperança de ter um “engarrafamento” de bicicletas um dia destes!
Continuem com o bom trabalho de preservação da nossa “casa”; o nosso querido planeta agradece!



A Equipa da BE

8 de jun. de 2010

Olimpíadas da Leitura

O Agrupamento Vertical de Escolas Vale de Milhaços vai dinamizar a terceira edição das Olimpíadas da Leitura, com a finalidade de desenvolver hábitos de leitura e promover a articulação vertical entre ciclos de ensino.
As provas dos alunos dos 2.º e 3.º ciclos decorrerão na Biblioteca Escolar da escola sede, de acordo com o seguinte calendário: 5.º e 6.º anos de escolaridade - manhã do dia 15 de Junho; 7.º e 8.º anos de escolaridade - manhã do dia 14 de Junho acordo com o seguinte horário:
- 5.º C ao 5.ºF – 8:30H às 9:00H;
- 5.ºG ao 5.ºN – 9:10H às 9:40H;
- 6.ºA ao 6.ºF – 10:15H às 10:45H;
- 6.ºG ao 6.ºM – 11:00H às 11:55H;
- 7.º ano – 11:55H às 12:40H;
- 8.º ano – 12:40H às 13:25H.
Para mais esclarecimentos deves consultar o regulamento que se encontra divulgado aqui ou contactar a Professora Bibliotecária.
A autorização do encarregado de educação deve ser entregue à professora de Língua Portuguesa até ao dia 11 de Junho.
A Equipa da Biblioteca Escolar